Governador participa de entrega de máquinas agrícolas e visita propriedade de orgânicos em Santa Maria de Jetibá

O governador Paulo Hartung participou na manhã desta quarta-feira (12), no Pátio de Festas de Santa Maria de Jetibá, da entrega de 138 máquinas e equipamentos agrícolas — como tratores, microtratores, transportadores e implementos — para produtores rurais capixabas promovido pelo Banco do Brasil e pela Comercial Scardua. Todos os itens são financiados por meio da linha de crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) Mais Alimentos. O investimento total é de R$ 3,466 milhões.

“Estamos vivenciando esse importante entrega dos equipamentos financiados pelo Banco do Brasil. Em seguida, vamos visitar uma produtora orgânica que significa um olhar para frente, para o futuro. O Governo do Espírito Santo é um grande incentivador dessa prática. Atualmente, felizmente, todos os dias da semana têm uma Feira Orgânica na Grande Vitória. Esse é um olhar futurista. A população está cada vez mais exigente, e isto é bom, na busca por uma vida mais saudável e com mais saúde. Hoje estamos em uma agenda legal”, comemorou o governador Paulo Hartung.

Também foi assinada a prorrogação, por mais 20 anos, da cessão da área de uma fazenda do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), de 61 hectares, para o município de Santa Maria de Jetibá continuar a desenvolver ações de educação ambiental e florestal e de sistemas agroflorestais e autorizar a construção de dois silos verticais em parte da área — em 0,25 hectare — para atender a Associação dos Pequenos Produtores de Ovos (Proovo).

A fazenda é utilizada pelo município como trilha ecológica para estudantes, plantio de diversos cultivos para experiência e de sementes para distribuição, dentre outras atividades.

Além do governador Paulo Hartung participaram da entrega das máquinas e das assinaturas dos atos o diretor de distribuição da Região Sudeste do Banco do Brasil, Edson Costa; a superintendente estadual do Banco do Brasil, Eliane Moura Gascon; o proprietário da Comercial Scardua, Antônio Scardua; o secretário de Estado da Agricultura, Paulo Roberto Ferreira; a diretora-presidente do Incaper, Nara Tedesco, além de lideranças locais e estaduais.

O secretário da Agricultura, Paulo Roberto Ferreira, destacou que a prorrogação do uso da fazenda do Incaper reforça a agricultura de toda a região. “Assinamos a prorrogação do termo de cessão do município por mais 20 anos para que a prefeitura possa utilizar o espaço da nossa fazenda do Incaper, o que ajuda toda a região. E outro pleito dos agricultores, que estamos autorizando, era a liberação do solo para armazenar grãos, para dar mais tranquilidade aos produtores”, destacou o secretário.

Na solenidade foram entregues sete tratores, 48 microtratores, 10 transportadores e 73 implementos agrícolas. Aproximadamente 70 famílias serão beneficiadas com o recebimento do maquinário necessário para ampliar a produção e gerar mais emprego e renda em 21 cidades do Espírito Santo.

Todas essas famílias foram financiadas pelo Banco do Brasil através da linha de crédito Pronaf Mais Alimentos. Essa linha tem taxas de juros a partir de 2,5% ao ano e prazo que pode chegar a 10 anos, e beneficiam todos os minis, pequenos e médios agricultores.

Visita à produção de orgânicos

Ainda em Santa Maria de Jetibá, o governador visitou a propriedade rural da produtora Selene Hammer Tesch, presidente da Associação Amparo Familiar. Ela trabalha há mais de 27 anos na agricultura orgânica e representa mais de 90 famílias no município. No mês passado, a produtora, juntamente com um grupo de 10 agricultores orgânicos do município, esteve na Áustria para conhecer a forma de produção do país europeu. Foram 15 dias de intercâmbio.

Selene possui uma propriedade de 60 hectares em Alto Santa Maria, onde cultiva anualmente 120 espécies diferentes de hortaliças e verduras. Com os produtos de sua propriedade, ela participa da feira orgânica do Barro Vermelho, que é organizada pela Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag).

Fonte e foto Seag

:)