Começa hoje em Colatina o período de pesagem e acompanhamento obrigatórios dos beneficiários do Bolsa Família

Começa na hoje (segunda-feira17), o período de pesagem e acompanhamento das famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família (PBF), realizados pelas Secretarias Municipais de Saúde (Semus) e de Assistência Social (Semas). Gestantes, mulheres de 14 a 44 anos de idade e responsáveis por crianças de 0 a 7 anos de idade estão sendo convocadas pelas Secretarias para comparecerem nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de seus bairros, portando os documentos pessoais e os cartões do SUS (Sistema Único de Saúde), de Vacinação e do Programa.

O procedimento é obrigatório e faz parte do sistema de acompanhamento das condicionalidades da saúde para quem recebe o benefício. Ainda na área, são compromisso estar em dia com a vacinação, e no caso das gestantes, é necessário o acompanhamento do pré-natal. As exigências também acontecem nas áreas de Educação (regularidade na frequência escolar) e na Assistência Social (manter o cadastro atualizado). As datas devem ser cumpridas rigorosamente pelos beneficiários, e se não forem cumpridas o benefício pode ser suspenso ou até mesmo bloqueado.

O Programa Bolsa Família é um programa federal de transferência direta de renda às famílias em situação de pobreza, e é realizado por meio de auxílio financeiro vinculado ao cumprimento de compromissos. Tem como principal finalidade a superação das vulnerabilidades sociais e de pobreza pelas famílias nele inseridas, e como proposta desenvolver iniciativas que favoreça o acesso dos beneficiários às políticas públicas, principalmente nas áreas de Educação, Saúde e Assistência social. Mais informações nas Unidades de Saúde do município.

:)