Governo do ES abre novo pronto-socorro do Hospital Roberto Silvares em São Mateus

Na manhã desta segunda-feira (17), o Governo do Estado abriu o novo pronto-socorro do Hospital Estadual Roberto Arnizaut Silvares, em São Mateus, que passa a funcionar no prédio da Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas) do bairro Carapina. O imóvel foi cedido à Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Os atendimentos de urgência e emergência, até então realizados pela UPA, serão, assim, absorvidos pelo pronto-socorro, que atenderá a demandas espontâneas e encaminhamentos de serviços de pronto atendimento da região.
A nova unidade visa melhorar o atendimento público de saúde da Região Norte, com o acolhimento dos pacientes no novo pronto-socorro, a abertura de leitos e a entrega de novos serviços. O hospital passará dos atuais 240 leitos para 320 leitos. Foram contratados 147 profissionais para atuar no local.

Estiveram presentes à solenidade o secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira; o subsecretário de Estado da Saúde, Fabiano Marily; o diretor-geral do Hospital Estadual Arnizaut Roberto Silvares, Allan Lobo, a superintendente Regional de Saúde, Gilcilene Pretta Cani, o secretário de Estado da Agricultura, Paulo Roberto Ferreira; entre outras autoridades municipais e estaduais.

A transferência do pronto-socorro do Hospital Roberto Silvares para o prédio onde funciona a UPA não significa que alguma porta de entrada de pacientes no Sistema Único de Saúde (SUS) da região será fechada. Segundo o secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira, o atendimento às necessidades de saúde da população vai melhorar muito. “O pronto-socorro do Roberto Silvares será deslocado para a UPA, e o hospital vai ficar com um pronto-socorro referenciado, ou seja, para receber pacientes socorridos por serviços de resgate, como Corpo de Bombeiros e Eco-101. A área é quatro vezes maior do que a que temos hoje no hospital. Vamos ampliar o Roberto Silvares com a abertura de 32 leitos no hospital e 48 no novo pronto-socorro, totalizando uma ampliação de 80 leitos”, detalhou o secretário.

o atual pronto-socorro do Roberto Silvares tem 720 m² e é a principal porta de entrada de urgência e emergência do Sistema Único de Saúde (SUS) para os 14 municípios da Região Norte do Espírito Santo, sendo referência também para pacientes do Sul da Bahia e do Leste de Minas Gerais. No novo espaço, haverá 2.430,46 m² distribuídos entre o pavimento térreo, onde funcionará o serviço de urgência e emergência, com 48 leitos, e o primeiro pavimento, para onde serão transferidos alguns setores administrativos do hospital.

“O Governo está revolucionando a Saúde no Norte do Espírito Santo. Mesmo com toda a crise que o Brasil passa, o Espírito Santo, diferente dos demais estados, está investindo na melhoria da estrutura para o atendimento da saúde. E tudo só é possível pelas contas em dia do Estado. O governo está entregando o novo pronto-socorro do Hospital Roberto Silvares e reformando e ampliando o Hospital e Maternidade de São Mateus”, disse o secretário de Estado da Agricultura, Paulo Roberto Ferreira, que também participou da solenidade em São Mateus.

Toda essa reestruturação vai fazer com que o Hospital Estadual Roberto Silvares trabalhe com mais resolutividade e com tempo de espera menor para os pacientes de alta complexidade, média complexidade e urgência e emergência. Em contrapartida, o município de São Mateus está reestruturando sua rede de saúde para melhorar o atendimento dos pacientes de Atenção Primária.

:)