Agerh abre 10 postos de atendimento para facilitar a vida dos agricultores

Mais uma facilidade para os agricultores capixabas. Eles não vão precisar mais se deslocar até a sede da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), em Vitória, para fazerem o cadastro e receber o certificado que autoriza a captação de água para irrigação da lavoura em suas propriedades.

Eles podem fazer os procedimentos mais perto de casa, já que a Agência implantou 10 postos de atendimento no interior, em sistema regional, para o atendimento. Eles estão localizados em Colatina e também nos municípios de Linhares, Nova Venécia, Pinheiros, Santa Leopoldina, Afonso Cláudio, Marechal Floriano, Alfredo Chaves, Alegre e Cachoeiro de Itapemirim.

Nos postos os agricultores podem solicitar o Certificado de Regularidade de Uso de Recursos Hídricos, conhecido como Outorga Provisória, que fica pronto em uma hora. Com o documento, eles regularizam a situação na Agerh, evitam penalidades e podem ter acesso aos financiamentos bancários. É válido até que o processo de análise de outorga seja finalizado.

O objetivo da Agência é realizar um cadastro para identificar, caracterizar, classificar e mapear os usos e os usuários de recursos hídricos nas bacias hidrográficas do Espírito Santo, para implantação, operacionalização e aperfeiçoamento dos instrumentos de gestão de recursos hídricos. Além disso, pretende proporcionar mais agilidade à liberação do Certificado e oferecer mais comodidade aos agricultores. Para o município de Colatina significa também economia, já que os profissionais não precisarão utilizar veículos e muito menos combustível devido as constantes viagens a capital.

Fonte Prefeituar de Colatina e foto Incaper.

:)