Governador do ES visita unidade da Rede Cuidar em Linhares

Em breve a população capixaba irá contar com mais uma unidade da Rede Cuidar, agora, em Linhares. Na tarde desta quinta-feira (20), o governador Paulo Hartung visitou o local onde a unidade irá funcionar. Ele estava acompanhado pelo prefeito, Guerino Zanon; pelo subsecretário de Estado da Saúde, Fabiano Marily; pela superintendente de Saúde da Região Central, Luciane Cardoso, entre outras autoridades.

“A visita de hoje teve como objetivo acompanhar o andamento da instalação desta nova unidade da Rede Cuidar. É uma unidade que será uma importante referência para a realização de atendimento especializado. Estamos criando essa unidade com uso intensivo de gestão, sem necessidade de exigir novos recursos. Aqui tem recursos já utilizados pelo Estado, União e municípios no SUS. O objetivo é poder estruturar uma atenção à saúde mais próxima às necessidades da população e eliminar o vai e vem de ambulâncias em nossas rodovias, além de humanizar o atendimento”, explicou Paulo Hartung.

A Rede Cuidar é um novo modelo de atenção à saúde pública. Esse novo modelo de atendimento humanizado já está em funcionamento em Nova Venécia (setembro de 2017), Santa Teresa (abril de 2018) e Guaçuí (agosto de 2018).

A Rede Cuidar propõe a reorganização do atendimento no sistema de saúde pública do Espírito Santo, desde a porta de entrada na unidade de saúde do município, passando pelas consultas e exames, até a rede hospitalar. Entre os benefícios para a população estão o atendimento mais próximo do local de moradia do cidadão, evitando o deslocamento para a Grande Vitória; aumento da oferta de consultas e exames; redução do tempo de espera para consultas e exames; atendimento personalizado e humanizado; integração das equipes da atenção primária às equipes da atenção especializada, garantindo um atendimento multiprofissional capaz de resolver até 95% dos problemas de saúde da população em sua própria região.

A unidade em Linhares irá atender 301.535 moradores de 10 municípios: Águia Branca, Alto Rio Novo, Governador Lindenberg, João Neiva, Linhares, Marilândia, Rio Bananal, São Domingos do Norte, Sooretama e Vila Valério.

Linhas de cuidado

A Rede Cuidar em Linhares irá oferecer atendimento nas linhas de cuidado Saúde da Mulher e da Criança, incluindo propedêutica de câncer de mama e de colo de útero, e também a linha de cuidado Doenças Crônicas, atendendo a pacientes com hipertensão e diabetes de alto e muito alto risco.
Serão oferecidos 106.941 procedimentos por ano, como consultas nas especialidades de obstetrícia, pediatria, mastologia, ginecologia, cardiologia, angiologia, nefrologia e endocrinologia e exames de ultrassonografias, mamografias, ECG, biópsias, colposcopias, eletrocauterizações, teste ergométrico, ecocardiograma, ECG, Mapa, Holter, fundoscopia, retinografia, laserterapia, doppler manual.

Na unidade Cuidar, os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) poderão realizar consultas e a maioria dos exames no mesmo local, com uma equipe multiprofissional, e sairão do atendimento com um plano de cuidados que incluem orientações de nutrição, atividades físicas e uso de medicamentos, dentre outros, que será elaborado por um conjunto de especialistas (médico, enfermeiro, nutricionista, fisioterapeuta, assistente social, e outros) em função do caso de saúde de cada paciente. O acompanhamento da realização desse plano de cuidados será feito pelas equipes das unidades básicas de saúde do município onde o paciente reside. Os serviços dos municípios e a unidade cuidar irão interagir o tempo todo.

FOTO Leonardo Duarte/Secom-ES e fonte Sesa

:)