Cooperativismo: Rose vai investir em moradia rural, telefonia móvel e quer liberar uso de água pelos agricultores

Candidata ao Governo do Estado, a senadora Rose de Freitas (Pode) ressaltou na manhã de ontem quinta-feira (27) a necessidade de fortalecer as cooperativas para alavancar o setor produtivo. Afirmou ainda que, em seu governo, vai investir na agricultura familiar; na criação de moradia rural; na melhoria da telefonia móvel rural; na construção de entrepostos para a comercialização de produtos; e ainda vai lutar pela liberação do uso da água sem custo pelos agricultores.

As propostas de Rose foram elucidadas em encontro com representantes da Organização das Cooperativas Brasileiras do Espírito Santo (OCB-ES), em Vitória. “Através das cooperativas, temos a forma mais competente de organizar os setores produtivos no país. Esse é o caminho que colabora com o Estado mais moderno e mais eficiente”, avaliou.

Outra proposta de Rose é estreitar os laços dos cooperativistas com o Governo Federal, em busca de parcerias e investimentos. “Nós temos de construir caminhos que nos fortaleçam nessa relação de políticas do setor produtivo com o Governo Federal. A cooperativa não pode ser apenas um órgão aglutinador, formulador de propostas. Tem de ser parceiro de um país que usufrui desses percentuais que a agricultura coloca no PIB em favor do Brasil. A agricultura sustenta o nosso PIB há 20 anos e o retorno [aos produtores] é muito pequeno”, destacou Rose.

A candidata também defendeu a liberação de crédito para o setor. “Vocês [cooperativistas] lutam para se organizar, se expõem, reivindicam políticas adequadas para quem produz e mantêm o PIB brasileiro funcionando. No entanto, como citei, a resposta a isso é muito pequena. Ou a reação é em cadeia ou nada feito. Se é um setor que está enfrentando dificuldades, vamos oferecer crédito”, destacou.

Agenda - Hoje sexta-feira (28), Rose gravará programa eleitoral, terá reuniões durante a tarde a participará, às 18 horas, de debate na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Fonte assessoria da Rose de Feitas e foto Christian Rissi

:)