Nova bancada federal do ES terá representação de 9 partidos

Nove partidos vão compor a bancada capixaba da Câmara Federal a partir do próximo ano. Os 10 deputados federais eleitos são do PRB, PSB, PPS, PT, PDT, PSL, DEM, PSB e PP.

Apenas o PSB conquistou 2 vagas; os demais partidos, uma cada. A coligação em “Defesa da Vida e da Família”, formada pelo PSL, PRB e PR, fez três deputados.

Mais Votados

Amaro Neto (PRB) teve a votação mais expressiva entre os capixabas: 181.813 votos, quase 100 mil votos a mais que o segundo colocado. O jornalista e atual deputado estadual, quando eleito para a Assembleia Legislativa em 2014, também ficou em primeiro lugar, com 55.408 votos.

O segundo colocado, Felipe Rigoni (PSB), teve resultado surpreendente para o primeiro mandato eletivo, com 84.405 votos. Rigoni será o primeiro deputado federal do Brasil com deficiência visual. Ele é o mais jovem entre os capixabas eleitos para a Câmara, com 27 anos. O mais velho é Paulo Foletto, também do PSB, que foi reeleito aos 62 anos.

Outro parlamentar estadual, Da Vitória (PPS), conquistou seu lugar na Câmara, obtendo a preferência de 74.787 capixabas e alcançando o terceiro lugar.

Bancada Feminina

A bancada feminina na Câmara Federal aumentou. Na atual composição, há apenas uma mulher, Norma Ayub (DEM), que foi reeleita para a próxima legislatura. As candidatas Dra. Soraya Manato (PSL) e Lauriete (PR) – também representarão as capixabas. Setenta por cento da bancada será formada por homens e 30% por mulheres.

As três eleitas são esposas de políticos capixabas. Dra. Soraya Manato é casada com Carlos Manato (PSL), que ficou em segundo lugar na corrida pelo Palácio Anchieta. Norma Ayub é a esposa do deputado estadual Theodorico Ferraço (DEM). E Lauriete é casada com o atual senador Magno Malta (PR), que não conseguiu se reeleger.

Reeleitos

Além de Norma Ayub e Paulo Foletto, três deputados federais foram reeleitos pelos capixabas: Helder Salomão (PT), Sérgio Vidigal (PDT) e Evair de Melo (PP). Com o resultado, haverá a renovação de metade da bancada, que é composta por 10 deputados.

:)