Sala de Degustação de Café Conilon de Colatina será inaugurada no dia 5

No próximo dia 5 de novembro será inaugurada a primeira Sala de Degustação de Café Conilon, no Ifes (Instituto Federal do Espírito Santo) Campus Itapina, em Colatina, viabilizada por uma parceria entre o Ifes (Instituto Federal do Espírito Santo), Incaper (Instituto Capixaba de Pesquisa e Extensão Rural) e a Prefeitura, para atender aos produtores locais, por meio do Programa de Qualidade do Café Conilon.

A Sala está instalada no setor de Piscicultura, e conta com um torrador de café e um moinho, doados pela Prefeitura, e também por mesas para a realização da classificação do café, quanto ao número de defeitos (com 6 amostras), e a “Prova da Xícara”. Também vai funcionar como aula prática para os alunos do curso de Agronomia.

A engenheira agrônoma Cristiani Campos Martins Busato disse que por enquanto a sala vai funcionar uma vez por semana, mas à medida que a demanda for crescendo, o tempo de funcionamento poderá ser aumentado. Ela explicou que dois alunos serão cadastrados para trabalharem no Programa junto ao produtor, e também dois funcionários do Ifes serão treinados para serem degustadores.

O Programa de Qualidade do Café Conilon é uma iniciativa do próprio Ifes, que pretende alterar a realidade do café produzido no Campus. Visa orientar sobre o manejo, a colheita, armazenamento, entre outras informações de aprimoramento da safra para agregar qualidade ao produto, e consequentemente maior visibilidade comercial.

Fonte Prefeitura de Colatina e foto Carla Caliman

:)