Região Sul contará com unidade da Rede Cuidar

A população da região Sul do Estado contará com o novo modelo de atendimento integral à saúde, que tem como principal objetivo melhorar a qualidade de vida do cidadão capixaba. É a Rede Cuidar. Entre os benefícios para a população estão o atendimento mais próximo, evitando o deslocamento para a Grande Vitória; aumento da oferta de consultas e exames; redução do tempo de espera para consultas e exames; atendimento personalizado e humanizado; integração das equipes da atenção primária às equipes da atenção especializada, garantindo um atendimento multiprofissional capaz de resolver até 95% dos problemas de saúde da população em sua própria região.
A novidade é que o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) poderá realizar consultas e a maioria dos exames no mesmo local, com uma equipe multiprofissional, e sairá do atendimento com um plano de cuidado que inclui orientações de nutrição e de atividades físicas.
Esse plano de cuidado será feito por um conjunto de especialistas (médico, enfermeiro, nutricionista, educador físico, assistente social, e outros) em função do caso de saúde de cada paciente. Com isso, o paciente não será atendido apenas por um profissional.
A equipe da unidade de saúde do município vai acompanhar o paciente para ver se ele está seguindo a dieta recomendada, se está fazendo atividade física, se está cuidando de uma lesão do pé diabético, se está tomando a medicação de forma adequada, se os exames que ele tinha que fazer foram realizados. E os dois serviços, município e Rede Cuidar, vão interagir o tempo todo.

Rede Cuidar
Estão previstas a implantação de cinco unidades da Rede Cuidar em todas as regiões do Estado. A primeira unidade a entrar em funcionamento foi em Nova Venécia. As demais estão localizadas em Guaçuí, Santa Teresa, Linhares e Domingos Martins.
Com a implantação das cinco unidades, a estimativa é que 1 milhão de pessoas deixem de ser direcionadas para atendimento na Grande Vitória.
Para a implantação de cada unidade foram investidos aproximadamente R$ 5,3 milhões em obras e equipamentos, com recursos do BNDES.

Guaçuí
A Unidade vai garantir a integralidade da atenção aos usuários por meio da linha de cuidado materno infantil, doenças crônicas (hipertensão e diabetes) e oncologia (diagnóstico).
A Região Sul de Saúde engloba os municípios de Guaçuí, Irupi, Iúna, Muniz Freire, Ibitirama, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Alegre, Jerônimo Monteiro, Bom Jesus do Norte, Apiacá, Mimoso do Sul, São José do Calçado e Muqui.
A obra já foi concluída e os equipamentos estão sendo instalados. No momento, está em discussão com os municípios o modelo de gestão e de financiamento da Unidade.

:)