Delegação capixaba participa da cerimônia de abertura dos Jogos Escolares da Juventude

O pontapé inicial para os Jogos Escolares da Juventude foi dado em grande estilo ontem (segunda-feira 12), em uma cerimônia de abertura realizada no Colégio Henrique Castriciano, em Natal (RN), cidade escolhida para sediar a competição. Os 250 atletas da delegação capixaba participaram do evento organizado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), que contou também com a presença do secretário de Estado de Esportes e Lazer, Marcelo Coelho, e do subsecretário da pasta, Rodrigo Ronchi.

A edição deste ano já é considerada a maior da história, com 5 mil atletas dos 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal, e da participação especial de uma delegação japonesa. Nas modalidades coletivas (basquete, futsal, handebol e voleibol), nove equipes representarão o Espírito Santo nas categorias Infantil e Juvenil. (Confira a lista de equipes por categoria no fim do texto).

Entre esta terça (13) e quinta-feira (15) serão realizadas as disputas de Ciclismo, Ginástica Rítmica, Natação, Tênis de Mesa, Vôlei de Praia e Xadrez. Da quinta-feira (16) até o dia 20, é a vez das modalidades de Atletismo, Badminton, Futsal, Judô e Voleibol. Para finalizar o evento, do dia 21 ao dia 25 acontecem os jogos de basquete e handebol, e os combates de judô e luta.

Além das atrações esportivas, o evento contará com o Programa Cultural e Educativo, realizado em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e a Secretaria Estadual de Cultura do Rio Grande do Norte, com apresentações de grupos de dança, capoeira, folclore local e hip hop. Serão disponibilizados também exercícios de ‘mindfulness’ (atenção plena ao que estamos fazendo no momento), com dicas práticas para o desenvolvimento dessa habilidade nos jovens participantes. No Centro de Convivência, serão realizadas oficinas do pensamento, com jogos, enigmas e brincadeiras.

O secretário Marcelo Coelho desejou sorte aos capixabas que participarão da competição. “O Espírito Santo sempre foi um celeiro de grandes atletas e os Jogos Escolares estão mais uma vez dando a muitos deles a oportunidade de participar de uma disputa de alto nível. Estarei na torcida para que todos voltem com muitas medalhas na bagagem. Esse é o resultado de uma ação continuada do Governo do Estado, que por ter deixado a casa arrumada pode garantir essa possibilidade aos nossos jovens”, disse o secretário.

Fonte e foto Sesport

:)