Projeto OportunidadES oferece mais de 700 vagas em cursos de graça

A Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação profissional (Secti) abriu nesta semana, por meio do Projeto OportunidadES, 770 vagas em 30 opções de cursos de qualificação de graça para os capixabas. Os contemplados são os moradores de Viana, Cariacica e Vitória que possuem mais de 16 anos.

“Mais um ano de conquistas no OportunidadES! Em 2017 a meta era oferecer 40 mil vagas e fechamos o ano com cerca de 70 mil vagas. Para este ano também já ultrapassamos a meta e disponibilizamos mais de 81 mil vagas em cursos gratuitos de qualificação. O nosso objetivo é capacitar cada vez mais capixabas de todo o Estado para que todos possam gerar renda”, comentou a secretária da Secti, Camila Dalla Brandão.

Os moradores de Viana podem escolher entre quatro áreas profissionais: Auxiliar de Departamento Pessoal; Auxiliar de Estoque e Armazenamento; Fotografia e Maquiagem Básica. Para os vianenses foram disponibilizadas 120 vagas e as inscrições iniciaram nesta quarta (14) e terminam na próxima segunda (19) com resultado no próximo dia 21. Pode se inscrever quem reside na cidade, sendo as vagas preferenciais aos moradores do bairro Vale do Sol, local em que as aulas serão ministradas.

Já os cariaciquenses receberam 450 vagas em 18 opções de cursos. Os bairros contemplados são Retiro Saudoso e Padre Gabriel, com inscrições até o próximo domingo (18) e próxima segunda (19), respectivamente. Para disputar uma das vagas o interessado deve morar na cidade, com prioridade para quem reside nos bairros citados, e ter mais de 18 anos nos cursos da área da saúde. Nas outras áreas é preciso ter acima de 16 anos.

Em Vitória, é a vez dos moradores do Bairro da Penha, que podem disputar entre 200 vagas em oito opções de cursos de qualificação. O prazo para garantir uma vaga é até o próximo domingo (18), e o resultado será divulgado no dia 20. Podem se inscrever os moradores da cidade, com preferência para quem reside no bairro, sendo que é necessário ter mais de 18 anos nos cursos de saúde e acima de 16 anos nos outros cursos.

Todas as inscrições devem ser feitas no site www.oportunidades.es.gov.br. É só o candidato preencher corretamente a ficha de inscrição e atender aos requisitos. Os editais de cada oferta podem ser acessados clicando aqui. Os cursos possuem 40 horas, o que resulta em cerca de um mês de aulas, e os professores são do Ceet Vasco Coutinho. Cada aluno, que for aprovado, recebe na conclusão do curso o certificado de qualificação do projeto emitido pela escola técnica.

Fonte e foto Sedu/es

:)