Hemoes comemora Dia Nacional do Doador de Sangue com atividades

Para celebrar o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, no dia 25 de novembro, o Hemoes de Vitória e os hemocentros regionais de Linhares, Colatina e São Mateus programaram várias atividades. O objetivo é conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue para a vida de muitos que são atendidos nos serviços de saúde.

No Hemoes em Vitória, a programação contará com grupos de doadores durante toda a semana. O coral infantil do Serviço de Engajamento Comunitário fará apresentação na quarta-feira (21), às 9h; e na quinta-feira (22), quem se apresenta é a banda “Jessi & Band”, às 9h. Na sexta-feira (23), às 8h, um grupo de estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dom João Batista da Mota e Albuquerque, Serra, farão doação de sangue e o estudante Miquéias de Jesus Vieira irá cantar rap falando sobre a importância do ato de doar.

No sábado (24), o Hemoes receberá às 10h o grupo de jovens da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, que fará apresentação musical; e no domingo (25), o Hemoes receberá a mascote da Acacci, o Acaccinho, durante toda a manhã para interação com doadores.

A Guarda Municipal de Vitória fará apresentações teatrais na terça-feira (20) e no sábado (24), das 9h às 11h, e das 15h às 17h, na Praça de Eucalipto, com a peça “Anjo e Morte”. O objetivo da peça é refletirem sobre os cuidados no trânsito, pois muitas vítimas de acidentes de trânsito perdem sangue e precisam desse ato de generosidade da população.

Para a diretora técnica do Hemoes, Rachel Costa, essa ação, sem dúvida, ajuda a abastecer o estoque do banco de sangue, visto que as doações caem nessa época do ano, em decorrência das férias e festividades de fim de ano. No entanto, o objetivo maior das atividades que serão realizadas é agradecer a contribuição dos doadores, que durante todo o ano ajudam a salvar a vida de milhares de pessoas. “Esperamos retribuir com um pouquinho de carinho a solidariedade dos doadores de sangue”, comentou.

No interior

Durante a semana, as unidades do Hemoes em Linhares, Colatina e São Mateus irão funcionar no horário de sempre, das 7h às 12h30, com cadastro de doadores até as 12h30. No sábado (24), apenas a unidade de São Mateus irá abrir, das 7h às 12h30.

No hemocentro regional São Mateus, a unidade vai estar toda decorada durante a semana para recepcionar os doadores e abrirá especialmente no sábado com uma programação especial. No Hemoes de Linhares, além da decoração, durante a semana terá atrações musicais e participações especiais da Maçonaria, Igreja Adventista, Igreja Batista, colaboradores do Hipercasagrande, alunos do Ifes e do Sesi, Grupo Agentes da Alegria e motoristas do Brasil Go.

O Hemoes de Colatina receberá na segunda-feira (19) um grupo de amigos caracterizados de super-heróis que irá fazer doação de sangue. Na oportunidade será entregue aos doadores de rotina uma homenagem escrita pelos receptores de hemocomponentes e por seus familiares, mostrando que os cidadãos comuns são os “super-heróis da vida real”. A unidade também receberá decoração para comemorar a data.

Quem pode doar

Podem doar sangue as pessoas com idade entre 16 e 69 anos, sendo que a primeira doação deve ser feita obrigatoriamente até os 60 anos. Menores de 18 anos só podem doar com a autorização dos responsáveis legais. Todo doador deve apresentar um documento original com foto.

Se o voluntário tiver almoçado, o procedimento deve ser feito três horas depois. E se for um doador frequente, ele deve obedecer ao intervalo para doação, que deve ser de dois meses para homens e de três meses para mulheres.

Fonte Governo do ES e foto divulgação

:)