Instalação da maior usina solar em Linhares

O governador Renato Casagrande anunciou na segunda-feira (18) o contrato para instalação da maior usina solar em potência instalada do Espírito Santo, que será sediada em Linhares. O contrato foi firmado entre a concessionária de energia EDP e a empresa Brametal, para a qual será construída a usina. Participaram da cerimônia o subsecretário de Desenvolvimento, Paulo Menegueli e o secretário de Desenvolvimento de Linhares, Luiz Fernando Lorenzoni.

Fundo Soberano

O governador do Estado, Renato Casagrande, anunciou, na quinta-feira (21), o início dos estudos para criação de um Fundo Soberano, que receberá recursos provenientes da exploração da produção de petróleo e gás natural. Os recursos deverão ser investidos em empreendimentos estratégicos, visando o futuro do Espírito Santo. Esse Fundo deve receber, inclusive, parte dos valores provenientes do acordo de unificação dos campos de petróleo no Parque das Baleias, que deverá ser assinado em abril.

Do Val se reúne com presidente da Apex

Em busca de promover a atração de investimentos estrangeiros para o Espírito Santo, e gerar desenvolvimento, emprego e renda para o estado, o senador Marcos do Val (PPS) reuniu-se, na quinta-feira (21/02), com o presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil), o embaixador Mário Vilalva.

Aprovação do Cadastro Positivo

O Plenário da Câmara dos Deputados finalizou na quarta-feira (20) a votação do Projeto de Lei Complementar (PLP) 441/2017, que altera as normas de formação e consulta a bancos de dados positivos. O projeto torna automática a participação de pessoas físicas e jurídicas no chamado cadastro positivo, um serviço de banco de dados sobre informações dos pagamentos em dia e de empréstimos quitados.

Essa é uma das principais frentes de trabalho da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) desde 2017 e foi pauta defendida pelo presidente da instituição, Léo de Castro, durante reunião com a bancada federal capixaba na última terça-feira (19), em Brasília

Fachin rejeita pedido de liberdade de Lula

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Luiz Edson Fachin rejeitou nesta quarta-feira (20) um novo pedido de liberdade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. As informações são do blog do Fausto Macedo, do jornal O Estado de São Paulo.

O pedido negado por Fachin, protocolado pela defesa de Lula em dezembro do ano passado, solicitava a derrubada de uma decisão do ministro Felix Fischer, do STJ (Superior Tribunal de Justiça), que negou individualmente – e não permitiu avanço para o colegiado de ministros – um recurso do petista contra sua condenação no caso do triplex do Guarujá.

Por ser passível de recurso, o caso ainda será analisado pela Quinta Turma do STJ.

:)