Carnaval de Itarana 2019 terá shows e blocos de rua

A cidade de Itarana, localizada na região noroeste do Espírito Santo, terá uma programação diversificada para toda a família durante o Carnaval, que acontece de 02 a 05 de março de 2019. Os tradicionais “Bloco Boi Juruba” e “Trio Pocotó”, reconhecidos como manifestações culturais populares do município estarão presentes nos quatro dias de folia. À noite, a Prefeitura Municipal de Itarana, através da Secretaria Municipal de Desporto, Cultura e Turismo (Sedecult) promove diversos shows no Estádio Municipal “Domingos André Coan”, no centro da cidade. Haverá também matinê para as crianças, a partir das 17h30. Toda a programação é gratuita. Confira todas as atrações no cartaz abaixo.

O carnaval em Itarana teve início no dia 13 de fevereiro, com o “Bloco Boi Juruba”, que de quarta a sábado está levando alegria e animação aos foliões e estará presente também nos quatro dias do carnaval. O “Boi Janeiro”, como é originalmente conhecido, é uma tradição popular presente há mais de 70 anos no município. Com o passar dos anos, começou a ser conhecido também como Boi Juruba, devido a bebida jurubeba, que é tipicamente consumida pelos integrantes do Bloco que atuam nos instrumentos de percussão e sopro.

O repertório do Boi Juruba é repleto de marchinhas de carnaval e clássicos da Mpb, trazendo para a “avenida” o clima carnavalesco de antigamente. As icônicas “Se a canoa não virar”, “Cachaça”, “Ô balancê” “Madalena Madalena”, acompanham todo o trajeto do Bloco, que durante o carnaval inicia às 19h30, na Praça Ana Mattos, seguindo por algumas ruas da cidade, finalizando no Estádio Municipal. O bloco conta com a participação de cerca 30 componentes, que utilizam instrumentos como repinique, tamborim, bumbo, chocalho, tarol, caixa, trompete, trombone e saxofone.

Já o “Trio Pocotó”, aposta nos sucessos do momento, apresentando um repertório musical variado. E foi justamente um sucesso musical de 2002, “Eguinha Pocotó”, que inspirou o nome do trio, criado por um grupo de amigos da comunidade do Rizzi, localizada a cerca de 5 km da sede. O Trio é composto por um caminhão com caixas de som ligadas em um gerador impulsionado por um motor de tobata seguido por carros e tobatas enfeitadas para o carnaval.

O Trio abre a programação do carnaval nos quatro dias, iniciando às 15 horas, no Rizzi. O desfile percorre algumas ruas da sede do município e retorna para a comunidade do Rizzi. O percurso completo tem cerca de 11 quilômetros. Neste ano, a poeira não estará mais presente, já que a estrada até a comunidade do Rizzi foi asfaltada. Em um acordo firmado com a Polícia Militar, que estará atuando na segurança do carnaval, não serão permitidos carros de som na localidade do Rizzi após a chegada do Trio Pocotó.
Durante a noite, do dia 02 ao dia 05 de março, o Estádio Municipal “Domingos André Coan”, na sede, terá diversos shows. André Moura, Banda DMare, Clessio Meier, Diego Santana, Dj Amarildo e Dj Arlisson, se apresentam por lá. A programação noturna contempla também uma matinê para as crianças, a partir das 17h30. Os shows iniciam após a chegada do Bloco Boi Juruba, que inicia seu trajeto na Praça Ana Mattos, às 19h30, seguindo até o Estádio Municipal. Confira a programação completa no cartaz. Não será permitida a entrada de vendedores ambulantes.

Toda a programação do carnaval de Itarana é gratuita, promovida e organizada pela Prefeitura Municipal de Itarana, através da Secretaria Municipal de Desporto, Cultura e Turismo (Sedecult). O Bloco Boi Juruba e o Trio Pocotó, manifestações culturais populares de Itarana, reconhecidos através das Leis Municipais Nº. 1.143/2015 e Nº. 1073/2014, respectivamente, recebem apoio da administração municipal.

:)