Preço dos imóveis caiu no primeiro semestre de 2017

Segundo o Índice FipeZap, que acompanha os preços de apartamentos à venda em 20 cidades brasileiras, maio apresentou a maior queda mensal da série histórica.

Segundo o Boletim Focus, do Banco Central, a queda foi de o,16%, abaixo da inflação esperada, de 0,46%. De acordo com os registros dos últimos 12 meses, o mercado imobiliário teve um aumento de preços de 0,46%, subindo menos que os preços de outras áreas. A queda real dos preços de imóveis anunciados para venda foi de 3,17%.

O Índice FipeZap apurou que o preço dos imóveis à venda caiu em 13 das 20 cidades pesquisadas. Recife teve a maior queda: 0,64%. Já o preço do aluguel de imóveis se manteve estável, de acordo com o mesmo índice. Em maio deste ano, o aumento dos preços foi de apenas 0,03%. A média é feita com base no acompanhamento de apartamentos anunciados para aluguel em 15 cidades brasileiras.

Entre as cidades em que esse valor subiu, destacam-se São Bernardo do Campo, com aumento de 1,13%, e Curitiba, com aumento de 0,95%. Apesar da alta, os registros de aluguéis também apresentaram queda nos meses mais recentes. Nos últimos 12 meses, o preço do aluguel imobiliário residencial caiu 1,65%.

Com isso, o momento pode ser uma boa oportunidade para quem deseja investir em um imóvel. A queda dos preços é um atrativo bem vindo para os consumidores, que conseguem encontrar boas alternativas no mercado.

Mas, quem deseja comprar um imóvel neste período não deve apenas pensar na queda de preços: é importante avaliar se o investimento vale a pena no longo prazo. Ao comprar um imóvel na planta, esse cuidado deve ser redobrado, uma vez que os custos podem subir até a entrega do projeto.

Quem busca imóveis para alugar também pode conseguir bons negócios. O registro de estabilidade nos preços no último mês sugerem que o consumidor ainda tem espaço para negociar propostas.

A dica é procurar um bom corretor para ter suporte neste momento. Com a ajuda de quem conhece o mercado imobiliário e acompanha o desenvolvimento do setor, você pode encontrar ofertas realmente vantajosas - tanto para compra, quanto para aluguel. Fonte Paulo Roberto Leardi.

:)