Ação pela Cidadania será sábado no bairro Maria das Graças

Uma Ação pela Cidadania será realizada no sábado, 6 de abril, das 8 às 12 horas, no bairro Maria das Graças, pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), em parceria com outras secretarias municipais e entidades públicas e privadas. Serão oferecidos serviços básicos nas áreas de saúde, educação, assistência social, cultura, direitos e ambiental.

A Semas vai divulgar suas ações que desenvolve nos seis Cras (Centro de Referência de Assistência Social) e no Creas (Centro de Referência de Assistência Social (Creas) / Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi) com orientação às famílias. Vai informar sobre o Cadastro Único do Programa Bolsa Família (PBF) e fazer o cadastro para emissão do CPF (Cadastro da Pessoa Física).

A Secretaria Desenvolvimento Econômico (Semdec) vai divulgar o Programa Nossocrédito (para informações sobre o acesso ao microcrédito), a Central Fácil e ainda sobre o cadastro do Microempreendedor Individual (MEI). A Secretaria de Cultura e Turismo (Semcult) vai atuar com o projeto de “Doação de Livros”.

A Secretaria de Transporte, Trânsito e Segurança Pública (Semtran) vai orientar motoristas e pedestres sobre a área no município. E a Secretaria de Desenvolvimento Rural (Semder) vai doar mudas de árvores frutíferas e ornamentais. O Sanear vai orientar sobre o seu serviço de atendimento ao público, informar sobre o projeto de educação ambiental e vai lançar o Projeto de Coleta Coletiva de Lixo “Porta a porta”.

O Senac terá serviços de manicure e sobrancelha. As instituições de ensino Unesc e Unopar vão divulgar sobre os seus diversos serviços. A Unimed vai fazer aferição de pressão e de glicose. Haverá a presença de uma dentista voluntária, com orientação sobre a saúde bucal. Também um contador voluntário participará esclarecendo dúvidas sobre Imposto de Renda (IR). A Cáritas Diocesana mostrará os seus serviços. O Corpo de Bombeiros fará demonstração do caminhão de atendimento e suas atividades do dia a dia. A Polícia Militar fará a segurança da Ação pela Cidadania. Para as crianças terá brincadeira com pula-pula e distribuição de pipoca e algodão doce. A Semas vai desenvolver diversas atividades e brincadeiras por meio do Programa Criança Feliz.

O objetivo é articular diversas ações para sensibilizar as comunidades para a sua participação, em busca de uma mudança comportamental, atrair novos parceiros e integrar todos em torno de um sistema de prevenção eficiente contribuindo efetivamente para a formação de uma consciência cidadã, estimulando a agir em torno das mudanças necessárias.

A Prefeitura, desde já, aproveita para agradecer a todos os órgãos e entidades parceiras neste projeto de levar às comunidades colatinenses os serviços essenciais, facilitando o acesso nas mais diversas áreas, e contribuindo assim para a qualidade de vida dos cidadãos.

Fonte Semas- PMC e foto divulgação

:)