Iluminação Pública: Prefeitura de Colatina substitui lâmpadas tradicionais por led

A Prefeitura de Colatina, por meio da Empresa de Luz e Força Santa Maria, terminou todo o serviço de instalação de lâmpadas de Led, nas ruas e avenidas do centro da cidade, as substituições, além de melhorar a qualidade da iluminação, prevenir a criminalidade e traz mais segurança aos pedestres e motoristas, também traz o benefício econômico. A iluminação pública é essencial para qualidade de vida da população e um instrumento de cidadania, porque traz mais segurança e permite a população desfrutar dos espaços públicos com mais tranquilidade.

Segundo informação da Prefeitura, o projeto substituição da nova iluminação pública na Região Centro 1, já foi concluídas e abrange as Avenidas Getúlio Vargas, Prefeito José Zouain, Senador Moacyr Dalla (Beira Rio) e das Nações (Colatina Velha); as Travessas Corina, José Gama de Castro, Ângelo Giurizatto e José Toledo; e as ruas Pedro Epichin, Expedicionário Abílio dos Santos, Cassiano Castelo, Alexandre Calmon, Germano Naumann Filho, Clotildes Guimarães Tozzi e Elza Benetti Machado.

As instalações da iluminação pública agora vêm sendo feitas em toda a extensão da Avenida Sílvio Ávidos, que corta vários bairros da região Norte da cidade. Em São Silvano será as ruas Alcino Teixeira, Bolivar de Abreu Teixeira, Ucelcino Malta, Raquel Ferrari, São Pedro, Muqui, Jacinto Bassetti, Guerino Menegatti, Amélia Couto. No Bairro Nossa Senhora Aparecida, Antônio Engrácio, José Menegatti Sobrinho e João Pretti.

A decisão contempla a troca das lâmpadas por LED o bairro Honório Fraga, as Avenidas Fioravante Rossi, Antônio Perutti e Nossa Senhora da Penha e também a rua João Juliani. O bairro Moacyr Brottas, a Avenida das Roseiras e a Rua Adwalter Ribeiro Soares. E também o Bairro Maria das Graças, a Avenida Brasil.

Dentro do cronograma do projeto de iluminação pública, serão atendidas várias vias da região central, como as Avenidas Dr. Adauto Barcelos de Carvalho (Delta, na Praça Sol Poente) e Luiz Dalla Bernardina, e as ruas Santa Maria, Senador Atílio Vivacqua, Moacyr Ávidos e Bartovino Costa (Centro); Pio XII, Marechal Eurico Gaspar Dutra e Melvin Jones (Esplanada), Joaquim Ribeiro Filho, José Marim, Álvaro Antolini, Aurélio Gatti, Dom Pedro II, Ettore Dalmaschio, e Virgínio Gomes Barreto (Vila Nova); e José Francisco de Souza e José Jacinto de Assis (Bairro Praça Sol Poente).

Os recursos para os serviços são provenientes de direitos dos usuários, conforme exigência da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), 1% (um) do que é recolhido da conta de energia paga pelo consumidor é voltado para o Programa de Eficiência Energética, e dele 0,25% é aplicado no município. Colatina está recebendo mais de R$ 2,5 milhões, isso porque não recebia o benefício há três anos.

As novas lâmpadas de Led têm cinco anos de garantia e uma média de 10 anos de uso, e proporcionam mais economia, qualidade e segurança. A economia gira em torno de 70% em relação a outros tipos de iluminação mais antigos. O contrato que regulariza o benefício para Colatina, foi assinado em outubro do ano passado, entre a Prefeitura e a Empresa de Luz e Força Santa Maria.

Fonte Prefeitura de Colatina, e adaptação do texto afolhaonlline.com

:)