Rio Novo do Sul e Montanha realizam cerimônia de abertura dando início aos Jogos Escolares do ES

As aberturas das etapas regionais dos Jogos Escolares do Espírito Santo (JEES), Rio Novo do Sul e Montanha, aconteceram nessa segunda-feira (03) e terça-feira (04), respectivamente. Juntos, os municípios recebem 63 escolas que disputam os jogos das modalidades coletivas de basquete, futsal, handebol e vôlei, tanto infantil quanto juvenil, até domingo (9). Os competidores disputam as vagas para a Final Estadual, que acontece em julho, em Guarapari.

O secretário de Estado de Esportes e Lazer, Júnior Abreu, esteve nas duas cerimônias e destacou a importância do incentivo ao esporte no Estado. Os dois eventos contaram com a presença dos prefeitos Iracy Baltar, de Montanha e Thiago Fiorio, de Rio Novo do Sul, dos secretários municipais de esportes de autoridades locais.

“É com enorme prazer que participo de mais uma cerimônia de abertura. O esporte é algo tão importante na vida das pessoas que é uma prática que começa na infância e permanece pela vida toda. E os Jogos Escolares são o começo de tudo. Por isso, o Governo do Estado está fazendo um investimento total na competição no valor de R$ 2 milhões. Queremos incentivar a prática do esporte, cada vez mais, a nossas crianças e adolescentes. Boa sorte e boa competição a todos!”, declarou o secretário, dando início ao torneio.

Como sede da região III, Rio Novo do Sul disputará os jogos em casa com os municípios de Alfredo Chaves, Anchieta, Atílio Vivácqua, Cachoeiro de Itapemirim, Iconha, Itapemirim, Jerônimo Monteiro, Marataízes, Mimoso do Sul, Muqui, Piúma e Presidente Kennedy.

Na região VIII, os jogos serão disputados pelas cidades de Boa Esperança, Conceição da Barra, Jaguaré, Mucurici, Pedro Canário, Pinheiros, Ponto Belo, São Mateus e a sede Montanha.

Jogos Escolares

Os Jogos Escolares do Espírito Santo têm a finalidade de aumentar a participação de jovens em atividades esportivas em todas as instituições de ensino públicas e privadas do Estado, e promover a ampla mobilização da juventude estudantil espírito-santense em torno do esporte.

A competição visa também a fomentar a prática do esporte escolar com fins educativos; possibilitar a identificação de talentos nas escolas; contribuir para o desenvolvimento integral do aluno como ser social, autônomo, democrático e participante, estimulando o pleno exercício da cidadania com aplicação de conhecimento e oportunidades de acesso às práticas esportivas escolares.

Os vencedores das oito Regionais se classificam para a etapa Final Estadual, que tradicionalmente acontece em Guarapari, nas duas primeiras semanas de julho. Fonte e foto Sesport-ES

:)