Sete dicas para as mamães evitarem as dores nas costas

De acordo com um estudo realizado nos Estados Unidos, mais de dois terços das gestantes sentirão dor lombar e pélvica ao longo do segundo e do terceiro trimestre da gestação. Mas é possível evitar esse desconforto durante e após a gravidez, deixando de lado alguns hábitos que fazem mal para a saúde da coluna.

Movimentos realizados para dar banho no bebê, amamentá-lo e colocá-lo no berço, por exemplo, podem sobrecarregar a parte inferior da coluna, acarretando dor e, com passar do tempo, doenças graves, como a hérnia de disco.

Como evitar

De acordo com o ortopedista Lourimar Tolêdo, membro da Sociedade Brasileira de Coluna (SBC), manter a postura é a melhor forma de prevenir as dores.

“Deixar as costas curvadas para colocar a criança no berço, amamentá-la ou pegá-la quando está no chão é um dos principais erros. A forma correta de agachar-se é com as costas retas, o abdômen contraído e os joelhos dobrados”, explica Lourimar.

Ainda segundo o ortopedista, praticar exercícios físicos leves como a caminhada e a natação, caso não haja contraindicação médica, é uma das opções para conservar a saúde da coluna.

“Para quem já sente desconforto, uma opção é utilizar compressas de água quente no local acometido. Além disso, o acompanhamento de um profissional é necessário para verificar a causa desse problema”, afirma Lourimar.

Confira abaixo sete recomendações do médico para que as mães evitem as dores na coluna:
1- Ao amamentar, sente-se em um local confortável e mantenha as costas alinhadas;
2- Não gire o corpo para retirar ou para colocar o bebê no berço, e não curve os ombros para ir até ele;
3- Utilize sapatos confortáveis para manter a estabilidade do corpo;
4- Se precisar abaixar-se, faça isso com a coluna ereta;
5- O estresse causa dores na coluna e no pescoço, por isso evite situações que te deixem nervosa;
6- Faça alongamentos regularmente;
7- Evite longas caminhadas ou permanecer por muito tempo em pé com o bebê no colo;

Fonte e foto vera coser comunicação

:)