Iniciados os testes do novo Sistema de Esgotamento Sanitário

Com a conclusão da maior parte do novo Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) do lado sul da cidade foram iniciados os testes de bombeamento em algumas elevatórias de esgoto já concluídas. Os testes estão sendo realizados para verificar possíveis vazamentos na rede ou mau funcionamento nas elevatórias, com o início do bombeamento já é possível ver pontos que antes lançavam esgoto no rio Santa Maria agora totalmente secos.

Com todo o sistema funcionando os corpos hídricos do município deixarão de receber mais de 14 milhões de litros de esgoto por dia, o que significa melhor qualidade de vida para nós moradores.

O Programa de Desenvolvimento Urbano e Saneamento Ambiental de Colatina (PDUSA) está sendo realizado com o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Caixa Econômica Federal–Ministério das Cidades. Hoje o PDUSA é o maior programa do tipo em execução no estado e na calha do Rio Doce.

No Brasil, 92% dos lares têm celular, mas apenas 66% têm esgoto tratado

Os dados mais recentes da Pnad Contínua, divulgados nesta sexta-feira pelo IBGE, mostram que a o acesso à tecnologia móvel avança mais rápido do que a universalização do saneamento básico. Em 2016, enquanto 92,3% ou 63,8 milhões dos lares brasileiros tinham pelo menos um morador com telefone celular, apenas 66% ou 45,6 milhões de famílias tinham sua rede geral ou fossa ligada à rede, ou seja, contavam com tratamento de esgoto.

Ainda de acordo com a pesquisa, 29,7% das famílias tinha fossa, mas ela não era ligada à rede. Há uma disparidade de acesso ao esgotamento sanitário entre as regiões. Na região Sudeste o percentual de famílias que tem o esgoto tratado é de 89%, de 64,8% na região Sul, 55% no Centro-Oeste, 44,3% no Nordeste e apenas 19% na região Norte.

Enquanto isso, os percentuais de famílias com ao menos um morador com celular é alto em todas as regiões: no Norte 88% dos lares tem ao menos um aparelho, assim como no Nordeste. As regiões Sudeste, Sul e Centro Oeste registraram percentuais superiores a 90% desse bem, respectivamente de 93,7%, 94,8% e de 96,9%.

O telefone fixo, no entanto, está presente em pouco mais de um terço dos lares (34,5%). Na região onde ele está mais presente, a Sudeste, só existe em metade das residências. No Sul, faz parte dos bens de 37% das famílias, no Centro-Oeste de 30,7%, no Nordeste de 14,7% dos lares e no Norte está em 11% das residências. Fonte Portal Tratamento de água.

Mais de 90% dos lares com internet faz o acesso pelo celular

Em 2016, 63% dos lares brasileiros ou 44 milhões de famílias tinham acesso à internet. O principal meio de acesso é o aparelho celular, usado por 94% ou 41 milhões de famílias. Em segundo lugar vem o microcomputador, citado por metade das famílias (51,8%) ou 27,7 milhões de lares, em terceiro vem o tablet, usado por 8,4 milhões de famílias ou 19% dos lares com acesso à internet. As smart tvs também foram citadas. São usadas em 5,3 milhões de lares como meio de acesso à internet.

:)