Especialista do Bandes traz dicas de como o capital de giro pode ser um aliado da sua empresa

Capital de Giro é o dinheiro em caixa para que a sua empresa consiga parar as despesas mais imediatas. Por ser muito importante para a sobrevivência de qualquer negócio, o diretor de Crédito e Fomento do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), Everaldo Colodetti, listou cinco dicas básicas para ajudar a dar aquele “up“ na sua empresa.
 
Pela sua natureza dinâmica, é comum que as empresas sempre tenham necessidade de recursos para compor capital de giro. “É uma alternativa para que a empresa tenha fôlego e manter os negócios em andamento dentro da normalidade, o que amplia as perspectivas de crescimento futuro. Além do mais, uma adequada educação financeira é essencial para que o negócio prospere, com ou sem financiamento”, destaca Colodetti.
 
Confira as dicas
 
De olho na receita. Controle os gastos, para ter sempre aquele “plus“. Como? Registrando somente aqueles produtos e serviços já faturados e com prazo de pagamento garantido. “Assim, você não arrisca seu capital e ainda consegue alguma margem para qualquer eventualidade”, explica o diretor.
 
Negocie. Sempre que puder, escolha fornecedores de qualidade e com flexibilidade de negociação, para não cair na cilada de não ter dinheiro quando os prazos estiverem vencendo.
 
Controle-se. Uma boa educação financeira é primordial para não ficar sem dinheiro na hora de saldar as dívidas ou mesmo de precisar ter algum caixa. “Em caso de dúvidas, é sempre bom procurar um profissional que auxilie essa gestão”, complementa Everaldo.
 
Parcele. Sempre que for possível, parcele suas dívidas, para não gastar seu capital “de cara“. Mas tenha cuidado para não se endividar.
 
Financie. Está sem dinheiro para um capital de giro? Por que não procurar um financiamento? Uma forma rápida de ter caixa. Com controle e atenção, você consegue botar a sua empresa para “rodar”. O Bandes, por exemplo, tem sempre boas condições operacionais para linhas de financiamento para capital de giro.
 
Como chegar ao crédito
 
O Bandes tem parceiros-consultores em nos 78 municípios do Espírito Santo. Eles estão aptos a elaborar as propostas de financiamento, conhecem a documentação necessária e as melhores opções de crédito para cada caso. Para chegar a um parceiro-consultor, basta ligar para o Bandes Atende (0800 283 4202) ou acessar o site www.bandes.com.br e se informar sobre os telefones e os endereços dos consultores mais próximos e marcar uma visita.
 
Os parceiros-consultores ajudam o cliente a reunir toda a documentação formal para dar início ao processo junto ao Bandes. Dependendo do valor solicitado e do prazo referentes ao investimento, o dinheiro é liberado em parcela única ou em parcelas, de acordo com a execução do projeto.
 
Simulação
 
Caso esteja interessado, você pode fazer uma simulação no site ou no aplicativo para smartphones. Basta responder algumas perguntas para saber que tipo de crédito é o ideal. “Esta ferramenta é muito útil porque permite calcular o valor que você pode obter em cada instituição financeira, além dos prazos de pagamento e taxas de juros que deverá pagar em cada caso”, destaca o diretor de Crédito.
 
O atendimento pode ser feito presencialmente na sede do banco. Pelo site, você encontra os endereços dos parceiros consultores, em todos os municípios capixabas. Fonte Bandes e foto Aqui Notícias.

:)