Missionária colatinense Beatriz Cruzio retorna para Moçambique

A missionária colatinense da Igreja Evangélica Presbiteriana de Colatina Beatriz Cruzia, 38 anos, chegou em junho deste ano do Líbano para se tratar de um problema de saúde. Em Moçambique no continente africano, ela viveu 7 anos na cidade de Maputo, como missionária da Igreja. Ela retorna ao continente africano para dar continuidade ao projeto humanitário de cuidar de pessoas como: algumas órfãs, portadores de tuberculose, malária, HIV e a grande maioria mal nutrida.

A missionária Beatriz Cruzio, disse é que um trabalho feito com carinho e amor, quando uma pessoa chega para ser atendida procuramos dar toda nossa orientação e também bíblica. Na comunidade verificamos a necessidade de cada uma, orientamos a família e depois vamos à casa da família para ver a situação em que vivem. Contou Beatriz.

Ela acrescentou que é um povo marcado pela miséria extrema, pela corrupção, pela desnutrição, dificuldade de educação e aprendizagem na escola, pelas distorções de caráter, pela precária assistência na área da saúde (ou nenhuma assistência), pela falta de identidade, mas em contrapartida um povo que não reclama e sorri sempre, que mesmo no pouco agradece a Deus.

Ele lembrou que precisamos ajudar a combater o triste índice de miséria e no combate a mortalidade infantil em um dos países mais pobres do mundo, onde 1 em cada 10 crianças morre antes de completar 5 anos de idade, com uma população de 2 milhões de habitantes, com idade media de vida de 38 a 40 anos.

A missionária Beatriz Cruzio, concluiu que a Igreja Evangélica Presbiteriana de Colatina, tem dado apoio total em sua missão em Moçambique, a cada dia levando a palavra de Deus, a oração, a comunhão e a ação social, refletindo o Reino de Deus em uma sociedade cuja país precisa de ajuda homem para acabar com a miséria e fome de um povo.

A missionária Beatriz Cruzio, atua desde 2010 fora do país em ação humanitária .A situação de miséria e desnutrição em Moçambique é crítica.

Vacinação antirrábica em Paul de Graça Aranha e região
 
Começa no dia 26, terça-feira, e vai até o dia 29, a vacinação antirrábica na zona rural de Colatina. O atendimento é feito por meio do Programa de Educação em Saúde e Mobilização Social, será na região do distrito de Paul de Graça Aranha.

De acordo com o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) um total de 11 comunidades devem ser atendidas por duas equipes, que estarão acompanhadas pelo agente comunitário de saúde da área.
 
No dia 26, das 12 às 17 horas, estão previstas as comunidades dos Córregos Timbuí, Graça Aranha, Santa Catarina e Graça Canaã. Na quarta-feira, 27, das 8 às 13 horas, os Córregos Graça Aranha e Grotão. Na quinta-feira, 28, das 8 às 13 horas, os Córregos da Inveja, Paulzinho e Laginha, e ainda os moradores da região da Rodovia Paul a Colatina.
 
No dia 29, sexta-feira, das 8 às 13 horas, será a vez da comunidade da sede do distrito de Paul de Graça Aranha, em um único ponto, na praça da igreja Nossa Senhora das Graças, que fica em frente da Unidade de Saúde local. O CCZ esclarece que fará a vacinação na praça, porque é onde tem o maior aglomerado de casa, e que nas residências, um pouco mais distantes, vai realizar de casa em casa.

:)