Ações de verão do Detran|ES levam educação de trânsito ao litoral capixaba

O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) está realizando ações educativas no verão 2018 e, neste fim de semana, estará presente nas praias de Guarapari, Aracruz e Fundão. As atividades serão realizadas em diversas praias do Estado e também na entrada e na saída de shows, com o objetivo de conscientizar moradores e turistas sobre a importância de se divertirem mantendo a segurança no trânsito e, assim, reduzir o número de acidentes nas ruas e estradas capixabas.

Durante as ações, no mês de janeiro, a equipe do Detran|ES realizará atividades educativas de conscientização, orientando as pessoas sobre o quanto é perigoso combinar consumo de bebida alcoólica e direção. O público participará de jogos interativos e receberá brindes e material informativo sobre o tema da campanha “Bebida e direção”, que utiliza a frase #eunãofaçoessamistura.

A diretora técnica do Detran|ES, Édina de Almeida Poleto, acredita que com as ações espalhadas em praias de norte a sul do Estado será possível chamar a atenção do condutor e de todos que fazem parte do trânsito, como pedestres e ciclistas, para uma atitude consciente no trânsito. “Nosso objetivo é que todos se divirtam e voltem para casa com segurança para que possam passar as férias nas praias e retornar no próximo ano, não arriscando a própria vida, a de seus familiares, amigos e demais pessoas na via. É importante que todos tenham a consciência de que, se for beber, o motorista não deve dirigir. O certo é ter alguém que possa fazer o trajeto com segurança, que seja o motorista da rodada, ou utilizar o serviço de taxi, por exemplo”, orienta.

Campanha Bebida e direção

Desde dezembro, o Detran|ES está com a campanha “Bebida e direção” no ar em TV, rádio, jornal e internet, fazendo um alerta aos motoristas sobre os riscos de misturar bebida e direção e como essa escolha pode ter consequências trágicas, além de programação de ações em praias da Grande Vitória e em shows.

A campanha “Bebida e Direção” já faz parte das atividades planejadas do Detran, como uma forma de conscientizar, educar e acima de tudo alertar para o risco de se misturar álcool e direção. Com uma releitura da campanha 2016, o órgão optou por uma linha de comunicação mais suave e ao mesmo tempo mais emocional.

O diretor-geral do Detran|ES, Romeu Scheibe Neto, destaca que a ideia é mostrar ao condutor que ele tem o poder de tomar suas decisões. “É o condutor que decide se vai beber e dirigir, e essa escolha leva a uma consequência. Queremos mostrar que não é apenas uma fatalidade, é uma escolha e é intencional”, ressalta.

Fonte e foto Detran|ES

:)