Chuva no norte do estado preocupa parlamentares

O problema que as chuvas vêm causando no norte do estado foi amplamente repercutido entre os parlamentares na sessão ordinária desta quarta-feira (07). Os deputados se mostraram preocupados com o nível do Rio Doce. Enivaldo dos Anjos (PSD) informou que em alguns pontos já existe alagamento, afetando ruas e avenidas.

“É preciso alertar a Defesa Civil para que sejam tomadas as devidas precauções, já que todo o norte do estado, especialmente o noroeste, está vivendo esse momento de dificuldade”, afirmou. Ele também chamou a atenção para o estado crítico das rodovias na região, que ficam ainda piores com a incessante chuva.

Já o deputado Marcelo Santos (MDB), que presidia a sessão, solicitou à Secretaria-Geral da Mesa que entrasse em contato com o Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil e com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) para que os órgãos mantenham os parlamentares informados da situação.

“Esse é mais um retrato da precariedade do Estado brasileiro, que tem dificuldade de cumprir suas obrigações nas manutenções preventivas. Tivemos um exemplo recente dessa situação com o desabamento do viaduto no Distrito Federal”, alertou o emedebista.  

O deputado Sergio Majeski (PSDB) chamou a atenção para a falta de planejamento. “Sabemos que o verão é bastante chuvoso. Temos um problema seríssimo que é o desmatamento, que causa o assoreamento dos rios, que precisam também passar por um processo de dragagem”, disse o tucano. O parlamentar cobrou das autoridades que seja feito um planejamento urbano a médio e longo prazo.

Fonte ales e foto Carlos Cavalcante

:)