Conheça a história de cinco mulheres que prosperam com o apoio do Bandes

Organização, planejamento e determinação para alcançar objetivos estão entre as maiores características dos empreendedores, e nisso as mulheres se destacam. É o que vêm percebendo os técnicos do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) nos financiamentos destinados às micro e pequenas empreendedoras que buscam apoio em todos os municípios do Estado.

Para se ter uma ideia, em 2017 foram 4.784 contratos deixando as empreendedoras na frente, ou seja, 56% dos financiamentos de microcrédito do Bandes são destinados às mulheres. “Percebemos como essa tendência vem se mantendo ao longo dos anos por causa do grande número de empreendedoras que têm seus negócios como a principal fonte de renda da família”, destaca o diretor de Crédito e Fomento do banco capixaba, Everaldo Colodetti.

Elas venceram

Histórias de mulheres que sobressaíram não faltam. Um bom exemplo é a Fátima Venturin Ramos, de Marilândia, que fabrica roupas íntimas. Ela trabalha há mais de 25 anos e sempre vendeu seus produtos para outras pessoas revenderem. Essa parceria com ‘sacoleiras’ permitiu que seus produtos chegassem não só a outros municípios da região, como também a outros estados. “Procurei o Bandes e o Nossocrédito diversas vezes tanto para capital de giro como para compra de maquinário, e por fim, na construção da minha loja”, enfatiza Fátima. No total foram quatro contratos de microcrédito.

Já a Sílvia Salviato Merlo, de Santa Teresa, percebeu há alguns anos que o setor de beleza e bem-estar podia ser uma oportunidade. Foi a partir daí que surgiu a franquia de esmalteria Spazzio dUnhas. “Nosso grande diferencial é o atendimento sem hora marcada.” Para a montagem da unidade, a empreendedora procurou o Bandes. Os recursos contratados foram destinados para a obra do espaço, aquisição de matéria-prima, capacitação da equipe e capital de giro.

De olho no mercado

Atentas às tendências, as empreendedoras têm procurado o banco do desenvolvimento capixaba interessadas em investir no setor pet. A veterinária Adrienne Lanis, que inaugurou sua clínica em Vitória, explica que sua família já tinha um pet shop no mesmo bairro. “Minha mãe fez o investimento na inauguração do pet shop, então eu já conhecia o Bandes. Quando fui abrir a minha clínica procurei a indicação de um consultor que ajudou a fazer o projeto. O processo foi bem rápido”, destaca.

Ainda estudante de Design de Moda e Artes Visuais, Iara Marcarini (foto) foi outra que começou a trabalhar com comércio para complementar sua renda. O formato escolhido no início era o de venda porta a porta, fazendo visitas aos possíveis compradores para oferta de semijoias. Para conseguir uma melhor negociação com seus fornecedores, procurou o Nossocrédito e conseguiu a compra de estoque para seu comércio. “Depois que me formei, o que era secundário passou a ter peso maior na minha renda”.

Iara conta que a procura na sua cidade aumentou, e que para atender seus clientes com mais qualidade, procurou novamente o Bandes para montar a sua loja, a “Iara Marcarini Acessórios”, no Centro de Marilândia. Investindo na obra para adequar o espaço, em mobília e estoque, ela destaca: “Hoje tenho cerca de dez fornecedores e comercializo além das semijoias outros acessórios de moda feminina”.

Também cheia de força de vontade, a Mônica Ferrari inaugurou o seu cerimonial no bairro Morada de Laranjeiras, na Serra. Mônica já tinha experiência com festas e entretenimento, atuando com decoração, e resolveu expandir seus e montou um cerimonial que oferece não apenas o espaço físico, como também decoração e serviço de bufê.

“Como já possuía um terreno, vi a oportunidade de crescimento do segmento de serviço de festas. Estudei o mercado, fiz um plano de negócios e procurei o Bandes. Consegui finalizar a obra do cerimonial, adquirir maquinário para equipar a cozinha e mesas para o salão. É um espaço amplo, onde consigo customizar conforme a necessidade do evento. Já fizemos palestras, festas de aniversário, formaturas e festas temáticas”, enumera.

Como chegar ao crédito do Bandes

Qualquer empreendedor pode procurar o Bandes, que tem consultores em todos os municípios do Estado, aptos a elaborar as propostas de financiamento, com conhecimento da documentação necessária e as melhores opções de crédito para cada caso. Assim, o interessado não precisa sair do seu município para obter o financiamento do Bandes. Basta ligar para o Bandes Atende, no 0800 283 4202, ou acessar o site e se informar sobre os telefones e os endereços dos consultores mais próximos e agendar uma visita.

Caso esteja interessado, você pode fazer uma simulação no site ou no aplicativo para smartphones. Basta responder algumas perguntas para saber que tipo de crédito é o ideal. O atendimento também pode ser feito presencialmente na sede do banco. No site bandes.com.br, você encontra os endereços dos parceiros consultores, em todos os municípios capixabas.

Fonte e foto Bandes

:)