ES recebeu 20 mil doses de vacinas pentavalente

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) recebeu, na manhã de quarta-feira (14), 20 mil doses da vacina pentavalente. As doses foram encaminhadas pelo Ministério da Saúde, e serão distribuídas para as unidades de saúde em todo Espírito Santo. Desde o início do mês, as doses da vacina estavam em falta em várias unidades de saúde do Estado.

A distribuição já começou a ser feita para os municípios da Região Metropolitana de Saúde. Já as regionais de Colatina e São Mateus vão fazer a retirada hoje (quinta-feira 15), e a regional de Cachoeiro de Itapemirim, sexta-feira (16). Cada regional irá definir como será a distribuição aos municípios.

De acordo com a enfermeira da Rede de Frio, do Programa Estadual de Imunizações, Jeane Cristina Batista Pessoa da Silva, a última remessa enviada ao Estado aconteceu em dezembro do ano passado, no entanto, ela ressaltou que a rotina é receber as doses mensalmente.

O quantitativo recebido nesta quarta-feira corresponde, segundo ela, a 20% a mais do que é recebido rotineiramente, para suprir a falta.

A vacina pentavalente faz parte do Calendário Básico de Vacinação da Criança. Ela é formada pela união da vacina tetravalente com a vacina de hepatite B, e permite que a criança fique imune contra tétano, difteria, meningite, coqueluche, hepatite B e doenças causadas por Haemophilus influenza e tipo b.

Fonte e foto Sesa

:)