Governo do Estado entregou Rede Cuidar em Santa Teresa

A unidade de Santa Teresa é a segunda da Rede Cuidar entregue pelo Governo do Estado, em parceria com os municípios. A primeira, em Nova Venécia, na Região Norte, está em funcionamento desde setembro de 2017. Desde então, 11.014 pessoas foram atendidas na unidade e foram realizados 31.862 exames e consultas.

Ao todo, a população de oito municípios (Santa Teresa, Fundão, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Itaguaçu, Itarana, Laranja da Terra e São Roque do Canaã) será beneficiada com a unidade. Isso representa um total de 146.552 pessoas, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A Rede Cuidar em Santa Teresa começa a funcionar nesta segunda-feira (09).

Mais de 400 pessoas prestigiaram a solenidade, que contou com a presença do governador Paulo Hartung, do secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira, dos oito prefeitos e secretários de saúde dos municípios atendidos na unidade; da equipe da secretaria de Estado da Saúde; entre outras autoridades.

Entre os benefícios para a população com a entrega desta unidade estão o atendimento mais próximo, evitando o deslocamento para a Grande Vitória; aumento da oferta de consultas e exames; redução do tempo de espera para consultas e exames; atendimento personalizado e humanizado; integração das equipes da atenção primária às equipes da atenção especializada, garantindo um atendimento multiprofissional capaz de resolver até 95% dos problemas de saúde da população em sua própria região.

O governador Paulo Hartung destacou que a inauguração da Rede Cuidar em mais uma região é fruto de ação coletiva do Estado e dos municípios de Santa Teresa e do entorno. Paulo Hartung destacou que a Rede Cuidar é um projeto inovador que auxilia na estruturação da contraprestação de serviços do Sistema Único de Saúde (SUS). “Isso aqui é um novo conceito. Na linguagem que gosto de usar, é sair do quadradinho. Com ações como esta, estamos colocando de pé a criatividade e a inovação no serviço público. É uma ação para estruturar o SUS”, destacou.

“Estamos trazendo consultas especializadas e exames. Também vem junto o atendimento humanizado. Além disto, os moradores não irão mais precisar deslocar para Vitória para terem acesso a esse tipo de serviço. A Rede Cuidar melhora a contraprestação de serviços em Santa Teresa e região e, simultaneamente, na Grande Vitória”, explicou o governador.

Outra ação importante anunciada pelo governador é o serviço de autocuidado que será ofertado pela nova unidade. “Tempo é organização de agenda e é isso que vamos trabalhar nesta unidade inovadora de saúde difundido práticas saudáveis de saúde”, detalhou.

Fonte e foto Governo do ES

:)