Matemática na Rede dá dicas para estudantes se prepararem para OBMEP 2018

Quer se preparar para 14ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP)? Então se liga nas dicas que o programa Matemática na Rede: preparando campeões preparou para os 314.662 estudantes capixabas inscritos na competição.

A competição será realizada em duas etapas: a primeira prova será no dia 05 de junho e a segunda, dia 15 de setembro. Todos os inscritos participam da primeira prova, que será realizada na própria escola onde o aluno estuda.

O desafio é resolver 20 questões de múltipla escolha. Do desempenho desta fase, a olimpíada seleciona aproximadamente 5% dos estudantes, por escola, com melhor pontuação, que vão para a segunda etapa, no dia 15 de setembro. A relação de vencedores será divulgada em 21 de novembro.

Um total de 314.662 estudantes, do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, de 971 escolas (estaduais, municipais, federais e privadas) do Espírito Santo vão participar desta edição. Desse total, 176.468 mil estudantes são da rede estadual e vão representar 341 escolas.

Para Wellington Rosa de Azevedo, coordenador do programa “Matemática na Rede: preparando campeões”, as dicas vão ajudar os estudantes a se preparem melhor para as provas. “Os estudantes já podem começar a exercitar as questões. Algumas plataformas digitais oferecem todo o suporte para o estudo. Em breve, também vamos contar com polos presenciais do programa para reforçar ainda mais o aprofundamento dos estudos aos alunos da rede estadual”.

O programa Matemática na Rede: preparando campeões, é desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação (Sedu), em parceria com a Coordenação Regional da OBMEP/UFES e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes). O objetivo do programa é identificar jovens talentos em matemática, estimular a participação dos estudantes em olimpíadas científicas e tecnológicas e fortalecer a aprendizagem a partir de aulas de aprofundamento de estudos e de atividades científicas.

Em 2017, na 13ª OBMEP, 318.437 estudantes do Espírito Santo participaram e entre o total de 236 medalhistas, 214 foram de escolas públicas, sendo 17 que conquistaram a medalha de ouro; 56 de prata e 141 de bronze.

COMO SE PREPARAR PARA A 1ª FASE DA OBMEP 2018?
Dica 01: Banco de Questões da OBMEP

Desde a primeira edição da OBMEP, os alunos, professores e escolas públicas tem acesso a um Banco de Questões com problemas e desafios de Matemática. A ideia com esse Banco é despertar o prazer pela Matemática, estimular o aluno interessado com perguntas instigantes e proporcionar um treinamento para as provas da OBMEP.

Cada volume dos Bancos apresenta uma seleção de problemas, similares aos problemas das provas da OBMEP, divididos por níveis e por assuntos.

Acesse os Bancos de Questões pelo site http://www.obmep.org.br/banco.htm

Dica 02: Provas e Soluções de todas as edições da OBMEP
Nessa dica, os alunos, professores e escolas tem acesso às provas e resoluções, por questões ou assuntos específicos, todas as edições da OBMEP, tanto no formato em PDF, quanto em vídeos.

Acesse o endereço http://www.obmep.org.br/provas.htm e ótimo estudo!

Dica 03: Portal da Matemática da OBMEP
Nesse portal é possível assistir vídeoaulas, exercícios resolvidos, caderno de exercícios, material teórico, interativo e testes dependendo do assunto, com conteúdo de Matemática que cobre todo o currículo escolar do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio.

Desde 2016, o Programa Matemática na Rede tem parceria com o IMPA para utilização do Portal da Matemática pelos professores e alunos da rede pública estadual, com acesso e perfil personalizado de forma gratuita.

Para conhecer mais e aproveitar essa ferramenta, acesse a página http://matematica.obmep.org.br

OBMEP

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é promovida pelos ministérios de Ciência, Tecnologia e Inovação e da Educação, e é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).

Seu objetivo é estimular o estudo da Matemática e revelar talentos na área. Para incentivar a participação dos alunos são distribuídos materiais didáticos oferecidas bolsas de iniciação científica aos estudantes e reconhecimento aos educadores, escolas e secretarias.

A 14ª edição da OBMEP atingiu um recorde histórico. Recém-encerradas, as inscrições na mais importante competição científica brasileira contabilizaram estudantes matriculados em 54.496 escolas. A quantidade supera as 53.231 instituições de ensino que inscreveram seus alunos em 2017.

Mais informações podem ser obtidas no site: www.obmep.org.br

Fonte / SEDU

:)