Maio Amarelo já começou em Colatina

Embora o mês de maio não tenha chegado ainda, a Prefeitura de Colatina já iniciou a sua programação do Maio Amarelo, que é um movimento que nasceu com a proposta principal de chamar a atenção da sociedade para os altos índices de morte e feridos no trânsito em todo o mundo. Além de palestras, fazem parte da programação, distribuição de informativos e várias atividades que serão realizadas numa Tenda, que será montada em quatro locais na cidade, e também acontecer passeio ciclístico, e caminhada e blitzes educativas.

Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), a Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Segurança Pública (Semtran) já começou a realizar palestras nas escolas do município (serão estendidas até no final do ano), com o objetivo de orientar e educar crianças e jovens para que um comportamento cordial, tranquilo, humanizado e amistoso no trânsito. O que se pretende é conscientizar que o trânsito ocorre no espaço público, portanto compartilhado, onde se deve interagir com outras pessoas, fazer novos amigos, exercendo os direitos de cidadão, mas também com deveres e respeito aos outros.

A equipe municipal é formada por uma pedagoga e agentes de trânsito, que por meio de conversa informal, músicas e brincadeiras, conscientiza as crianças de que o trânsito não necessita somente de leis e normas, mas também de amor e respeito ao próximo. Através do Mini-trânsito, uma técnica especial, as crianças aprendem brincando.

Neste mês de abril participam do cronograma da equipe da Semtran os Centros de Ensino Infantil Municipal (Ceim) Tereza Maria da Silva Gomes (Bairro Ayrton Senna), Nossa Senhora da Penha (Bairro Nossa Senhora da Penha) e Santo Antonio (Bairro Santo Antonio); as Escolas Pluridocente 15 de outubro (15 de outubro) e Ponte do Pancas (Ponte do Pancas), e a Escola Municipal de Ensino Fundamental Matilde Guerra Comério (bairro Santos Dumont).

Já no mês de maio, estão programadas palestras no Centro de Acolhida, no Bairro Bela Vista (dia 2, às 9 e 14 horas), Escola Pluridocente Rotary Club, no Bairro Luiz Iglesias (dia 3, 8 horas) e Pré-Escola Marcelo Corrêa, Centro (dia 4, às 8 e 13 horas). No dia 8, às 18 horas, o Maio Amarelo será oficialmente aberto em solenidade realizada na Câmara Municipal, com participação do prefeito Sérgio Meneguelli, do secretário Municipal, Vilmar Dias do Vale e outras autoridades.

No dia 9, das 8 às 16 horas, no Calçadão, a Semtran vai instalar uma Tenda com distribuição de material educativo e realização de atividades para as crianças, como Mini-trânsito, placas e cones de sinalização e brincadeiras de colorir. No dia 16, das 8 às 12 horas, a Tenda estará na Praça de São Silvano. No dia 22, às 8 e 13 horas, terá palestra na Escola Pluridocente Municipal Graça Aranha (distrito de Graça Aranha). Novamente com a Tenda, no dia 23, das 8 às 12 horas, a equipe estará na Praça Frei José (Catedral), no Centro da cidade; e no dia 30, das 8 às 12 horas, encerrando a campanha, na Praça Municipal.

Fonte e foto Prefeitura de Colatina

:)