I Seminário em Educação a distância do Polo UAB começa dia 18

“Saberes, Fazeres e Possibilidades” é o tema do I Seminário em Educação à distância, que o Polo Universidade Aberta do Brasil (UAB) vai realizar nos dias 18 e 19 deste mês, em sua sede, nas dependências da Escola Adwalter Ribeiro Soares, no bairro Santa Terezinha. Na programação estão previstas palestras, diálogo, apresentações culturais, oficinas e Mesa Redonda, além de exposição de atividades acadêmicas.

Na sexta-feira, dia 18, após o credenciamento a partir das 18 horas, e a abertura oficial às 19 horas, vai acontecer a palestra “Os Saberes e o Fazer Pedagógico”, com a professora Fernanda Bindaco Astori, doutoranda em Educação pela Ufes (Universidade Federal do Espírito Santo), integrante do Núcleo de Estudos de Políticas Educacionais (Nepe) e técnica da Secretaria Municipal de Educação (Semed), de Colatina.

Das 19h40 às 20 horas, “Diálogos sobre o dia a dia da Itália e Cultura Italiana” contará com a participação do regente do Coral Italiano Amici D’ Itália, José Odenir Dalmaschio, e com os pesquisadores da língua italiana, Leandro Simonassi e Flávio José Inocêncio. Às 20h10 terá o Circo Teatro Capixaba, com uma demonstração do processo criativo do espetáculo El Grand Circus Internacionale Calder, com Willian de Oliveira Rodrigues, aluno do curso de Licenciatura em Artes Visuais, do Polo UAB de Colatina e membro da Companhia Circo Teatro Capixaba. Às 20h40, será a palestra “Experiências, Desafios e Possibilidades Vividos na Educação a Distância”, com o professor Júlio Francelino Ferreira Filho, mestre em Educação pela Ufes, diretor acadêmico da Sead e coordenador Adjunto da UAB/Ufes.

No dia 19, sábado, o professor Iguatemi Santos Rangel, doutor em Educação pela Ufes e coordenador do curso de Licenciatura em Pedagogia EaD-Ufes, vai fazer uma palestra sobre “A Formação de Professores na Modalidade EaD: Limites e Possibilidades”. Em seguida haverá uma apresentação do trabalho “Art Br _ Arte e Meio Ambiente”, pelos alunos do curso de Licenciatura em Artes Visuais, do Polo UAB Colatina, Vick Muniz e Siron Franco.

Às 9 horas, terá a apresentação musical “Era Uma Vez” (Kell Smith) pelos alunos do curso de Especialização em Oratória, Transversalidade e Didática da Fala para Formação de Professores, do Polo UAB de Colatina (voz de Noely da Costa Dias e violão de Aylton Angelo de Almeida). Logo após, será uma apresentação sobre “Psicologia das Massas – Uma Trajetória entre Psicanálise, Filosofia e Educação”, com alunos do curso de especialização em Filosofia e Psicanálise, Jorge Generoso do Nascimento, Lucinara Aparecida Andreatta e Roberto Telau, do Polo. Às 10 horas terá apresentação cultural com o Grupo de Dança Circolo Trentini di Santa Teresa.

Oficinas e Mesa Redonda

Simultâneamente às atividades, haverá três oficinas e uma mesa redonda, em cinco salas da Universidade. Das 8 às 12 horas, nas salas 1 e 2, com 20 vagas cada uma, a oficina sobre “Aprendizagem Ativa: o Ensino Centrado no Aluno”, terá as participações dos professores Marize Lyra Silva Passos, doutora em Educação do Ifes (Instituto Federal de Educação do Espírito Santo) Campus Vitória, e também de Antonio Vieira Passos Neto, mestre em Educação e professor voluntário do Ifes.

Na sala 3 (20 vagas), das 8h40 às 10 horas, será realizada uma Mesa Redonda, com a participação dos alunos de Pedagogia, mediada pela tutora Patrícia Guio Bragato Rocha, do curso de Pedagogia. Vão discutir os temas “Jogos, brinquedos e brincadeiras na Educação Infantil”, “A Gestão Democrática e seus Efeitos na Aprendizagem”, “A Influência da Afetividade no Processo de Ensino Aprendizagem” e “Atendimento Educacional Especializado para a Educação Infantil Realizado na Apae: Limites e Possibilidades”.

Na sala 4, das 9 às 12 horas, específica para os alunos de Artes Visuais, a oficina “Opaca e Transparente Pele”, com o professor do Colegiado de Artes Visuais da Ufes e doutorando em Poéticas Visuais na Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP). E na sala 5, das 9 às 12 horas também, será a oficina “Porta Lógica Digital” com o aluno do curso de Licenciatura em Informática, Paulo Roberto Bolsanello. Durante todo o evento terá exposição de atividades acadêmicas.

A expectativa do coordenador do Polo UAB, Ivan Prates, é que os participantes consigam aprimorar seus conhecimentos nesta temática tão importante como a educação contemporânea, e que o evento venha agregar conhecimentos, contribuindo para a melhoria do processo ensino aprendizagem nas três esferas, federal estadual e municipal.

O Sistema UAB foi instituído pelo Decreto 5.800 de 8 de junho de 2006, para o desenvolvimento da modalidade de educação a distância, com a finalidade de expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior no país. Fomenta a modalidade nas instituições públicas de ensino superior, bem como apoia pesquisas de metodologias inovadoras de ensino superior, respaldadas em tecnologias de informação e comunicação. Além disso, incentiva a colaboração entre a União e os entes federativos e estimula a criação de centros de formação permanentes, por meio dos polos em localidades estratégicas.

Fonte e foto Secretaria de Comunicação da Pref. de Colatina

:)