Estudantes capixabas aprendem educação financeira por meio de teatro

Mais de 2 mil estudantes de todo o Espírito Santo estão envolvidos nas atividades promovidas pelo Sicoob ES durante a 5ª Semana Nacional de Educação Financeira (Semana Enef), realizada até o próximo domingo (20), e que tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância do planejamento das finanças.

A instituição financeira cooperativa promove o projeto Arte de Somar, que consiste no ensino da educação financeira de forma divertida para alunos do ensino fundamental. Depois de concluírem um curso on-line interativo ofertado pelo Banco Central, os estudantes participaram de uma oficina de teatro de bonecos para preparar apresentações sobre o uso consciente dos recursos.

Apresentações

As oficinas e exibições da peça serão realizadas ao longo desta semana em Rio Bananal, Itarana, Barra de São Francisco, Governador Lindenberg, Marilândia, Domingos Martins e São Roque do Canaã. (Veja a lista de locais no final do texto).

Sandra Kwak, superintendente do Sicoob ES, explica que o investimento na educação financeira desde a infância propicia uma melhor relação das pessoas com o dinheiro e um maior protagonismo na administração de seus recursos financeiros, o que possibilita o alcance de metas a curto e a longo prazo.

Sobre a peça

Na história, é feita uma analogia entre as finanças e o meio ambiente, por meio de uma abordagem didática e uma linguagem lúdica. A intenção é fazer com que os adolescentes compreendam a importância do controle do dinheiro e dos gastos.

Desenvolvimento

O presidente do Sicoob ES, Bento Venturim, enfatiza que a contribuição da instituição em ações deste tipo vai de encontro à meta do cooperativismo de participar do desenvolvimento da sociedade e está alinhado à Agenda BC+ do Banco Central do Brasil que traz o pilar temático Mais Cidadania Financeira.

“As cooperativas são grandes exemplos de administração, de união de pessoas na gestão eficiente dos recursos, e que busca aumentar o nível de educação financeira e ampliar a inclusão financeira da população”, completa.

Após a 5ª Semana, promovida pelo Comitê Nacional de Educação Financeira (Conef), o projeto Arte de Somar ainda terá continuidade nos seguintes municípios: Vila Velha, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, Itaguaçu, Alfredo Chaves, Pinheiros, São Mateus e São Gabriel da Palha.

Mais sobre o Sicoob

O Sicoob é o maior sistema cooperativo de crédito do País. Aberto a empresas e a pessoas físicas, trabalha com produtos e serviços tipicamente bancários, com custos menores do que os do mercado. Os associados, que são donos do negócio, participam dos resultados e dispõem de tecnologia que facilita a movimentação. Além disso, têm a mesma segurança que os clientes de bancos comerciais, pois a instituição garante cobertura de R$ 250 mil por cliente.

Com operação no Espírito Santo e no Rio de Janeiro, o Sicoob ES tem mais de 240 mil associados. São oito as cooperativas filiadas: Norte, Leste Capixaba, Centro-Serrano, Sul-Serrano, Sul, Sul-Litorâneo, Sicoob Credirochas e Sicoob Credestiva. O sistema atua em todo o Brasil, com 2,6 mil unidades, e atende 4 milhões de associados. Fonte e foto Vera Coser comunicação

Veja a lista de locais e horários das apresentações aos estudantes das escolas:

Barra de São Francisco: CESFA- Centro Educacional São Francisco de Assis 15 e 16/05/2018
Domingos Martins: Colégio Mariano Ferreira de Nazareth 17/05/2018
Domingos Martins: EEEFM Teófilo Paulino 17/05/2018
Itarana: EEEFM Prof Aleyde Cosme
Itarana: EEEFM Prof Aleyde Cosme e EMEF Luiza Grimaldi 15/05/2018
Marilândia: EMEIEF São Judas Tadeu 17/05/2018
Novo Brasil (Governador Lindenberg): EEEFM Prof Carlos Mendes
(oficina de teatro) 17 e 18/05/2018
Rio Bananal: EMEIEF Jose Stefenoni 14/05/2018
Rio Bananal: EMEIEF Primavera 14/05/2018
Rio Bananal: EMEIEF Primavera 18/05/2018
São Roque do Canaã: EMEIEF Josephir Boschetti 18/05/2018

:)