Anchieta é campeão do Campeonato Rural do ES

O município de Anchieta é o grande campeão da primeira edição do Campeonato Rural. Ontem sábado (30), no Estádio Estadual Kleber Andrade, em Cariacica, o time do litoral Sul venceu Jaguaré nos pênaltis, por 7 a 6, após empate por 1 a 1 nos noventa minutos. Na preliminar, São José do Calçado bateu Itaguaçu, por 2 a 0, e garantiu a terceira colocação da competição.

A decisão do título começou nervosa. Jaguaré dominou os instantes iniciais, mas foi Anchieta quem abriu o placar: aos 14 minutos do primeiro tempo, Maguinho chutou, a bola desviou na zaga e entrou.

Na segunda etapa, Jaguaré aumentou o volume de jogo. Passou a criar mais chances, mas sem muita criatividade e tendo seu centroavante, Paulinho Pimentel, pouco acionado. Entretanto, em uma falta, veio o empate. Aos 15 minutos, Douglas foi para a cobrança na esquerda da intermediária. A defesa de Anchieta ficou na expectativa de um cruzamento, mas a bola entrou direto, no ângulo do goleiro Filipe, que acabou surpreendido: 1 a 1.

O gol animou ainda mais os jogadores e a torcida jaguarense. O time do Norte teve boas oportunidades de virar o placar. Aos 37, em um dos principais lances de perigo, em outra cobrança de falta, Flavinho acertou o travessão. Anchieta reagiu nos minutos finais e criou boas chances também. Mas a partida terminou mesmo no empate.

Na decisão por pênaltis, nas cincos primeiras cobranças, todos os jogadores marcaram. Nas alternadas, Charlinho fez para Jaguaré. Depois, Alleson acertou para Anchieta. Porém, na vez de Breno, o lateral-esquerdo jaguarense acertou o travessão. A expectativa tomou conta do Kleber Andrade. Bastava Raoni marcar para os anchietenses e correr para o abraço. E ele não decepcionou: balançou as redes e detonou os gritos de “É campeão” na arquibancada.

Já na disputa de terceiro lugar, após um primeiro tempo de poucas chances para ambas as equipes, São José do Calçado abriu o placar na segunda etapa, logo aos 10 minutos, com Pelé. Quase no fim, aos 42, o time “broinha”, como são conhecidos os calçadenses, sacramentou a vitória com Genilson, para a festa da barulhenta torcida que compareceu ao estádio.

O secretário de Estado de Esportes e Lazer, Marcelo Coelho, esteve no Kleber Andrade e comentou o sucesso da competição. “Parabéns a todas as equipes que disputaram a competição. Em especial Anchieta, que conquistou o título. O objetivo principal do Campeonato Rural foi o de integrar o interior do Espírito Santo de Norte a Sul através da maior paixão nacional: o futebol. E a adesão à essa primeira edição foi um excelente, pois 86% dos municípios convidados aceitaram participar. O público também correspondeu e compareceu em bom número nas diversas praças esportivas por onde a disputa passou. E, mesmo em clima de rivalidade futebolística, o espírito de confraternização entre as cidades sempre falou mais alto, comprovando o poder do esporte como ferramenta de união e amizade”, disse o secretário.

Fonte Governo do es e foto Pedro Dutra - Secom

:)