Indústrias do setor de Metalmecânica aumentam a produtividade em 134%

Para que as indústrias do Espírito Santo iniciem a transição para as práticas da quarta revolução industrial, alcançando o máximo de seu potencial e elevando a sua competitividade, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-ES) está implementando o programa ES Mais Produtivo.

O objetivo é promover o aumento da competitividade das indústrias por meio de intervenções nos setores produtivos das empresas, executando consultorias e assessorias do Lean Manufacturing (Manufatura Enxuta). A metodologia prevê, além do aumento de produtividade, a redução de custos e ganhos em qualidade e melhoria do ambiente de trabalho.

Na consultoria, por exemplo, o programa prevê modificações rápidas e de baixo custo nas empresas para alcançar ganhos expressivos de produtividade. O conceito de manufatura enxuta baseia-se na redução de oito tipos de desperdícios (transporte, estoque, movimentação, espera, excesso de processamento, superprodução, defeitos e desperdícios das ideias). Em apenas três meses, sete indústrias de metalmecânica do Estado já conseguiram aumentar a produtividade em 134%.

O programa

Melhorar os processos produtivos por meio de ações rápidas, eficientes e de baixo custo. Essa é a missão do “ES Mais Produtivo”, uma iniciativa do Senai Espírito Santo, que amplia as ações do programa do governo federal: “Brasil Mais Produtivo”, contribuindo para o processo de produção das empresas.

Por meio dele, é possível construir soluções a curto prazo e com resultados expressivos na operacionalização do processo produtivo e diminuição dos desperdícios.

Pelo menos 35 fábricas já foram atendidas pelo programa em todo o Espírito Santo, alcançando um aumento médio de 123,7% da produtividade dentro do processo onde foi aplicado a técnica de lean manufacturing.

Se interessou no ES Mais Produtivo?

Empresas de micro, pequeno e médio porte podem se inscrever para participar do programa e implementar ferramentas de produção enxuta em seus processos produtivos. Para se candidatar a uma das vagas do programa, um responsável pela empresa deve preencher o formulário de interesse e uma equipe do Senai entrará em contato.

O programa realiza uma consultoria na empresa para elaboração de diagnóstico de processos, propostas de melhorias para obter ganhos de produtividade, diminuição no custo de produção e monitoramento de resultados. O objetivo é reduzir diversos tipos de desperdícios, como: superprodução, tempo de espera, transporte, excesso de processamento, movimento e defeitos.

Fonte e foto SISTEMA FINDES

:)