Artilheira do futsal

A etapa final infantil dos Jogos Escolares do Espírito Santo 2018 começou nesta terça-feira (14), em Guarapari, com fortes emoções e placares elásticos. Os cerca de 900 estudantes, de 12 a 14 anos, entraram em quadra na briga por medalhas nas modalidades de basquete, handebol, futsal e vôlei. E o destaque do dia foi uma artilheira que “pintou o sete“ no Ginásio Municipal Fernando Maria de Oliveira, pelo torneio de futsal feminino. Livia Santos Bongestab da Silva, aluna de 14 anos da EMEF Ezequiel Fraga Rocha, de Aracruz, marcou todos os gols da goleada por 7 a 0, diante da EMEF Deocleciano de Oliveira, de Guaçuí.

“Disputei os Jogos no ano passado e, na competição inteira, fiz seis gols. Nunca esperei marcar sete de uma vez só”, comentou a jogadora, que, curiosamente, atua com a camisa número 7. Livia contou com uma torcedora especial na arquibancada: a avó paterna, Rosana Bongestab, secretária da escola onde a neta estuda, veio junto com a delegação para Guarapari. “A irmã da mais velha da Livia, Raiane, também jogava e era artilheira. Além de ter sido atleta de salto à distância. O esporte está no sangue da família”, comentou.

Outro destaque do primeiro dia de competições foi o Colégio Castro Alves, de Cariacica. Campeão masculino de handebol nas últimas nove edições da etapa infantil, o time comandado pelo técnico Eduardo Palaoro venceu a equipe do Colégio Cristo Rei, de Linhares, por 34 a 9, com 11 gols do artilheiro Gabriel Dias, no ginásio principal do Sesc.

Favoritíssimo a mais uma conquista, o Castro Alves tem brilhado também nas etapas nacionais dos Jogos, levando o Estado ao lugar mais alto do pódio por cinco vezes seguidas (de 2011 a 2015). Nas últimas duas edições, o time cariaciquense faturou a medalha de bronze.

“Mesmo tendo o favoritismo ao nosso lado, tento sempre passar para os jogadores que se não dermos tudo que podemos em uma partida teoricamente mais fácil, como vamos conseguir ganhar as partidas mais difíceis?”, comentou Palaoro, exigindo concentração do time.

Mais um favorito que se deu bem no Sesc foi o Colégio Marista, que no basquete masculino venceu a EMEF Tito dos Santos Neves por 44 a 4. No vôlei, no Complexo Esportivo e Cultural Maurice Santos, destaque para a Escola São Domingos, de Vitória, que venceu suas partidas no feminino e no masculino, ambas por 2 sets a 0, sobre EEEFM Arariboia, de Pancas, e a Escola Antônio Carneiro, de Guaçuí, respectivamente.

:)