Casagrande participa de debate com Movimento Negro

O candidato ao governo do Estado, Renato Casagrande (PSB-ES), participou, na noite de ontem (segunda-feira 20), do primeiro debate com candidatos. O evento, organizado pelo Movimento Negro, ocorreu no Sindicato dos Estivadores, no Centro de Vitória.

Logo na abertura do debate, Casagrande foi extremamente aplaudido ao ser convidado para compor a mesa. O candidato teve a oportunidade de apresentar-se, momento em que também defendeu a importância de projetos para acabar com o extermínio da juventude negra e, em seguida, respondeu às perguntas feitas pela organização do evento.

Ao ser questionado sobre as políticas públicas para as mulheres, Casagrande destacou as gerências que vai implantar novamente em seu governo. “As mulheres negras são discriminadas até na hora do parto humanizado. Isso ocorre porque há um racismo institucionalizado. Portanto, somos a favor da Gerência de Políticas para Mulheres e a Gerência de Igualdade Racial. Assim, teremos ações próprias para conscientização dos servidores para que esso tipo de atitude jamais ocorra”, explicou.

O candidato Renato Casagrande defendeu ainda a criação de políticas específicas para o fim da violência contra a juventude negra. “Há uma impunidade muito grande quanto à investigação das mortes de jovens negros, decorrente da falta de estrutura da polícia. Precisamos também conscientizar os policiais quanto à forma de agir, além de criar políticas diferenciadas de enfrentamento da violência contra jovens negros, porque os índices são inaceitáveis”, afirmou.

“Casagrande também garantiu a aplicação da legislação, já aprovada pelo Governo Federal, e que prevê a implantação de cotas para a população negra no serviço público”. A lei de cotas precisa ser aplicada no Estado, e vamos fazer isso por meio de programas de estágio, concursos públicos e bolsas e, acima de tudo, valorizar a educação”.

Foto Hélio Filho e fonte Equipe de Comunicação

:)