Nova balança do Cetreu em Colatina deve funcionar em 90 dias

O Sanear iniciou na semana passada a implantação da nova balança rodoviária no Centro de Tratamento de Resíduos Urbanos (Cetreu), com o objetivo de melhorar o controle da gestão de resíduos do município e modernizar todo o sistema. O equipamento mede 18 metros de comprimento por 3,20 metros de largura e tem capacidade de 100 toneladas.

Com um custo de R$ 160 mil, um sistema informatizado que vai melhorar a eficiência e o tempo de pesagem, a balança vai substituir a atual, que está em funcionamento há mais de 30 anos, com oito metros de comprimento e capacidade de apenas 30 toneladas, o que já não atende mais à demanda de uma cidade do porte de Colatina.

De acordo com informações do diretor administrativo do Sanear, Geraldo Avancini, a implantação consiste em quatro fases, e deve ser concluída no prazo máximo de 90 dias. Para começar a funcionar em regime de urgência, o Sanear já começou a executar as duas primeiras fases da obra, que é a fundação e a montagem da estrutura.

A fundação está sendo feita com a construção de quatro sapatas de concreto no local onde ela será instalada, e deve durar cerca de 20 dias, e a montagem da estrutura, no prazo máximo de três dias. A execução da laje do peso (35 dias) e a calibragem da balança serão as etapas seguintes para a conclusão de todo o processo de instalação.

“Tudo isso é urgente, porque a antiga, que ainda já não atende mais às necessidades atuais, não suporta mais, pois sua capacidade se esgotou. A nova vai suportar toda a carreta, o que antes não ocorria, porque a pesagem tinha que ser feita em etapas. Tão logo seja feita a calibragem já vamos começar a operar”, explicou Geraldo.

O novo sistema, segundo ele, vai aumentar a segurança do meio ambiente e diminuir o risco, e também vai atender às condicionantes da licença ambiental. O Cetreu está situado numa área de 500 mil metros quadrados, na localidade de Córrego Estrela.

Fonte Prefeitura de Colatina

:)