Dary: foco na economia para reduzir desigualdades

O advogado Dary Pagung (PSB/ES), 53 anos, vai para o seu quinto mandato consecutivo na Assembleia Legislativa (Ales). Entrou em 2008 como suplente e não saiu mais. Reeleito com 18.721 votos – sua maior votação até o momento – pretende trabalhar para retomar o desenvolvimento econômico do Espírito Santo e, dessa forma, atenuar as desigualdades sociais e regionais do Estado. 

Natural de Baixo Guandu, distante 180 quilômetros de Vitória, onde foi eleito vereador por duas vezes (1996 e 2004), credita o sucesso nas últimas eleições à sua forma de fazer política. “Nosso slogan é ‘o deputado de cada capixaba’, pois trabalho para cada cidadão e cidadã de todo território estadual. Faço isso com muita humildade, decência e transparência, pois são os valores que carrego comigo desde muito cedo”, afirma. 

Pai de dois filhos, quando não está labutando na política gosta de ficar com a família. “Costumo estar com meus pais, já idosos, no interior. Não sou uma pessoa de muitas manias, aprecio muito a família e a simplicidade”, conta. Já no dia a dia do mandato a rotina é mais agitada. O perfil sereno e de diálogo levou-o nos últimos dois anos a ocupar o importante cargo de líder do governo na Ales, responsável pela articulação entre os deputados e o Executivo.

“Foi uma honra ocupar essa função, pois o governo Casagrande conseguiu se sobressair eficientemente das adversidades apresentadas no período, conquistando um lugar de destaque entre todos os governos estaduais da federação”, ressalta. Ele reforça que a tarefa foi facilitada pelo compromisso dos colegas com a sociedade capixaba. “O respeito entre os parlamentares é digno de menção pois, independente da postura político-ideológica individual, mantivemos as premissas democráticas do bom debate político”, exalta. 

Bandeiras

Pagung destaca que no mandato que se encerra atuou no sentido de levar desenvolvimento para todo o território capixaba, com um olhar especial para o homem e a mulher do campo. “Viabilizei recursos em infraestrutura rural, promovi debates importantes sobre o agro capixaba, com destaque para a Frente Parlamentar de Diversificação Rural. Vamos manter esse foco e também atuar em outras frentes”, diz. 

De acordo com o parlamentar, existem grandes desafios a serem enfrentados no Estado, principalmente no campo econômico, muito afetado pela pandemia do novo coronavírus. Ele aponta como caminho estreitar as parcerias com a iniciativa privada e fortalecer vínculos com o novo governo federal para concretizar obras estruturantes, como a duplicação da BR-262.

Entre as ações que acompanhou de perto nos últimos quatro anos cita a ampliação da Terceira Ponte, com a construção da Ciclovia da Vida; o novo viaduto do Complexo de Carapina; a implantação do transporte aquaviário e as melhorias no Sistema Transcol; além do aumento da oferta de consultas em especialidades médicas na saúde pública. 

Nova Assembleia

Dezesseis novos deputados vão chegar ao Poder Legislativo estadual em fevereiro, mas Pagung avalia que o governador Renato Casagrande (PSB) não vai ter problemas na Casa. “Os projetos que chegam são focados na melhoria de vida da população e crescimento do Estado. Creio que o parlamentar que vier a assumir a liderança de governo, sendo eu ou qualquer outro colega, não terá problemas em dialogar para que as pautas propostas sejam recebidas e encaminhadas da melhor forma possível”, confia.

Já em relação ao futuro mandato, a ideia é manter a linha de trabalho voltada para o homem do campo, o fortalecimento dos municípios do interior e também da indústria e comércios locais, inclusive, com proposições nessas áreas. Tudo isso sempre com aquilo que é a marca registrada da atuação parlamentar dele: a proximidade e a facilidade de acesso dos capixabas ao respectivo mandato.

Além do cargo de líder do governo, Pagung é atualmente 1º secretário da Mesa Diretora e membro efetivo das comissões de Educação e Finanças. Para a próxima legislatura o parlamentar garante que só pensa em colaborar com o Estado. “Meu único propósito é contribuir dentro desta Casa da melhor forma possível, atuando com afinco”, finaliza.  Fonte e foto ales.