IJSN no Censo 2022 traz primeiros resultados sobre gênero e faixa etária da população do ES

Do total de 100 moradores, 54 são mulheres e 46 homens vivendo na capital.

O Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) lançou, nesta sexta-feira (27), o painel interativo “Gênero e Faixa Etária da População”, contendo os primeiros resultados do Censo Demográfico 2022, segundo as características de idade e sexo da população brasileira. A ferramenta traz um recorte especial para o Espírito Santo e os municípios capixabas, e está disponível no site do IJSN.

Foram disponibilizados dados da pirâmide etária da população, com os principais destaques nacionais e do Estado. O usuário pode ainda conferir os destaques das microrregiões e dos municípios capixabas, apontando aqueles com maior número de homens ou mulheres, de jovens e de pessoas idosas, por exemplo, além da razão de dependência demográfica.

As informações desagregadas da população segundo idade e sexo são fundamentais para o desenho e acompanhamento de políticas públicas como de saúde, educação, Previdência Social e mercado de trabalho. Além disso, fornecem subsídios para o cálculo de uma série de indicadores demográficos e permitem avaliar as mudanças no perfil demográfico da população ao longo do tempo.

“O objetivo foi desenvolver um instrumento que facilite o acesso da sociedade aos dados do Censo 2022, com um olhar especial à população do Espírito Santo, suas microrregiões e municípios. O painel interativo poderá ser utilizado em pesquisas escolares e acadêmicas, por exemplo, além de contribuir com informações preciosas na elaboração das políticas públicas pelos gestores estaduais e municipais”, destacou o diretor-presidente do Instituto Jones dos Santos Neves, Pablo Lira.

Destaques

De acordo com o Censo 2022, a população de mulheres no Espírito Santo supera a de homens. No total, são 1.963.649 mulheres (51,2%) e 1.870.063 homens (48,8%) vivendo em solo capixaba. O município com mais mulheres do que homens, proporcionalmente, é Vitória. Do total de 100 moradores, 54 são mulheres e 46 homens vivendo na capital. Já na razão inversa, o município de Santa Leopoldina registrou, proporcionalmente, a presença de mais homens (52,5%) do que de mulheres (47,5%).

Em relação à idade, os dados mostram que houve um salto no número de pessoas com mais de 60 anos vivendo no Espírito Santo. Em 2010, o número de idosos chegava perto de 365 mil. Já em 2022, esse número chegou a pouco mais de 630 mil pessoas, um aumento de 73%. Por outro lado, o número de crianças e adolescentes entre zero e 14 anos diminuiu, saindo de 811 mil em 2010 para 741 mil em 2022.

“Os indicadores mostram um envelhecimento populacional em todo o Brasil, e, de forma mais acentuada, no Espírito Santo. Como exemplo, a idade mediana da população capixaba saltou de 29 anos em 2010, para 36 anos em 2022, a terceira maior do País, junto com São Paulo e Minas Gerais, ficando abaixo apenas do Rio Grande do Sul (38 anos) e Rio de Janeiro (37 anos)”, explicou o diretor de Integração e Projetos Especiais, Antonio Rocha.

O painel IJSN no Censo 2022: Gênero e Faixa Etária da População está disponível no site do Instituto Jones dos Santos Nevem: https://ijsn.es.gov.br/paineis-interativos/genero-e-faixa-etaria-da-populacao-primeiros-resultados. Fonte e foto ijsn