470 anos Vitória: Segue repleta de comemorações

06-09-2021 – Afolhaonline.com

Passado o sucesso do Festival da Mariscada 2021, na Ilha das Caieiras, do Mercado do Vinil, na Casa Porto das Artes plásticas e da visita infantil guiada, no Museu Capixaba do Negro (Mucane), no último final de semana, segue até o final do mês a programação do aniversário de Vitória e uma coisa é certa: tem festa e arte por toda a cidade!

Hoje (segunda-feira 6), o espetáculo é na escada. Mais precisamente na escadaria São Diogo, na Praça Costa Pereira, no Centro da cidade, onde acontece às 15 horas o evento “Presente para Vitória: capital do Estado do Espírito Santo”.

Na ocasião, o público de todas as idades poderá assistir a apresentação de números de dança e teatro com a participação dos alunos da Escola Técnica Municipal de Teatro, Dança e Música (Fafi) e também a um coral com 40 crianças do projeto “Música e Artes na Capital” da Alef Bet, organização social sem fins lucrativos.

A intervenção artística que está na sua 5ª edição homenageia em 2021, um dos maiores escritores da literatura brasileira: Machado de Assis.

A ação tradicionalmente realizada na semana da pátria e do aniversário de Vitória é organizada pela Alef Bet, e recebe apoio da Prefeitura de Vitória, Fundação Banco do Brasil e Secretaria de Estado de Turismo.

Aniversário

No grande dia da Cidade Presépio as comemorações começam logo cedo com missa na Catedral de Vitória às 9 horas e também atividade virtual no YouTube da Prefeitura, com a atividade “Contação de Histórias”, do projeto “Viagem pela Literatura” realizado pela Biblioteca Municipal.

Jeanine Pacheco, Eliana Zandonade, Marcela Mendonça e Andrea Espíndula, homenageiam o aniversário da capital por meio da narração de histórias como, “A tristeza do urubu”, conto baseado no livro “Tipos populares de Vitória” do escritor Elmo Elton; “O Penedo”, lenda capixaba de Maria Stella de Novaes; “O tesouro da pedra dos olhos”, reconto da lenda; “A pedra dos olhos”, de Adelpho Poli Monjardim e “O relógio da Praça Oito”, lenda capixaba, do livro da escritora Andrea Espíndula.

A seguir, de modo presencial, às 10 horas, acontece a abertura da exposição fotográfica “Vitória 470” na Casa Porto das Artes Plásticas. Memórias, fotografias e documentos importantes contarão a longa história da cidade. O material pertence ao Arquivo Público Municipal da Prefeitura.

A mostra permanece no local até o fim do mês. O horário de funcionamento será de 10 às 18h30 de segunda a sexta e aos sábados de 10 às 14 horas.

Não é necessário agendamento prévio, porém, o número de visitantes é controlado e todos os protocolos da vigilância sanitária pertinentes a prevenção e ao combate ao Coronavírus são rigorosamente adotados.

Almoço na Ilha

O almoço de aniversário é na Ilha das Caieiras e será embalado pelo som das bandas Brasil Pandeiro e Forrofiá a partir do meio dia.

Hip Hop

Na parte da tarde, das 15h30 às 17h30, também na Ilha, na praça ao lado do Museu Manoel Passos Lyrio, o público participa do workshop de Hip Hop Dance e assiste há apresentação dos alunos do Circuito Cultural de Vitória.

No conforto de casa

A programação noturna do aniversário será no conforto do lar. As transmissões virtuais começam às 19 horas com a live de Ana Paula Franchini & Banda que escolheu um dos cenários mais icônicos da cidade como cenário: a Catedral de Vitória. O show ao vivo será transmitido pelo canal do YouTube da Catedral.

Logo após a live na Catedral o público de casa poderá conferir duas apresentações musicais. Às 21h30 Wanderson Lopez transmite em seu Instagram um pocket show com o melhor da MPB e às 22h30, Raphael Morais fecha a programação ao som de muito Pop Rock Nacional e Internacional, também na sua rede social.