Alegre, Bom Jesus do Norte e Itarana classificados em risco moderado

05-09-2021 – Afolhaonline.com

O Governo do Estado anunciou, nesta sexta-feira (03), o 71º Mapa de Risco Covid-19, que terá vigência desta segunda-feira (06) até o próximo domingo (12). Dos 78 municípios capixabas, 75 estão classificados em Risco Baixo e somente três (Alegre, Bom Jesus do Norte e Itarana) em Risco Moderado.

A Matriz de Risco de Convivência considera no eixo de ameaça: o coeficiente de casos ativos por município dos últimos 28 dias, além da quantidade de testes realizados por grupo de mil habitantes e a média móvel de óbitos dos últimos 14 dias. Já o eixo de vulnerabilidade considera a taxa de ocupação de leitos potenciais de UTI exclusivos para tratamento da Covid-19, isto é, a disponibilidade máxima de leitos para tratamento da doença. A estratégia de mapeamento de risco teve início em abril do ano passado.

O Mapa de Risco segue as orientações dos boletins epidemiológicos do Ministério da Saúde e recomendações da equipe de especialistas do Centro de Comando e Controle (CCC) Covid-19 no Espírito Santo, que é composto pelo Corpo de Bombeiros Militar, Defesa Civil, Secretaria da Saúde (Sesa), Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) e Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). As decisões adotadas pelo Governo do Estado seguem parâmetros técnicos.

Estado recebeu mais 160 mil doses esta semana

O Espírito Santo recebeu esta semana 162.440 doses de vacinas contra Covid-19 para dar continuidade a vacinação da população capixaba. As doses foram encaminhadas pelo Ministério da Saúde (MS) na segunda-feira (30), quarta-feira (01), quinta-feira (02) e na manhã desta sexta-feira (03).

Ao todo, foram 66.500 doses da AstraZeneca (Fiocruz/Oxford) e 95.940 da Pfizer/BionTech. Os imunizantes foram destinados para vacinação da segunda dose de esquemas que estão aptos a receber no intervalo de 10 semanas, como já definido pela Sesa. As doses que chegaram a partir de quarta-feira, foram distribuídas aos municípios da região Metropolitana e às regionais de Saúde Norte, Central e Sul na sexta-feira (03).