Ales destaca atuação do setor agrícola

23-06-2022 – Afolhaonline.com

A Assembleia Legislativa (Ales) prestou homenagem aos trabalhadores, técnicos, pesquisadores e produtores rurais capixabas com a entrega da Comenda do Mérito Agrícola para 29 pessoas. A sessão solene, proposta pela deputada Janete de Sá (PSB/ES), aconteceu nesta quarta-feira (22), no Plenário Dirceu Cardoso.

A homenagem foi antecipada por conta do início do período eleitoral, a partir de 1º de julho, quando não poderá haver mais eventos deste tipo. Nos anos sem período eleitoral, a comenda é entregue em julho, próximo do Dia Nacional do Agricultor, que é comemorado no dia 28 de julho.

A deputada Janete de Sá, que é presidente da Comissão de Agricultura da Ales, recepcionou os convidados e destacou a importância da agricultura do estado para a economia, transcendendo o estado e o país. 

“A agricultura do Espírito Santo é referência não apenas em nosso estado, mas em nosso país e além de nossas fronteiras. No exterior, onde nosso café é muito apreciado, o nosso mamão, a nossa pimenta do reino, o gengibre. Produtos que vêm de nossa terra, que vêm do trabalho de nossa gente, que são frutos de muita pesquisa, de muita orientação e trabalho”, registrou Janete. 

A deputada também destacou a integração das entidades públicas e privadas que estão “em constante interação visando o aprimoramento das técnicas agrícolas em benefício do produtor rural. Os produtores são os grandes responsáveis na produção agrícola, mas que são atualmente dependentes de políticas públicas e tecnologias para melhorar a produtividade e a qualidade dos alimentos e, consequentemente, o aumento da renda familiar e o desenvolvimento social e econômico de nosso estado”, registrou.

O deputado Luciano Machado (PSB) também deu as boas-vindas aos homenageados, destacando a importância da produção agrícola para a economia capixaba. 

Mais que alimento

O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES), Jorge Luiz e Silva, lembrou que o meio rural não produz apenas alimentos, apesar de seu papel na mesa das famílias do Brasil e do mundo. “Não produzimos só alimentos, produzimos água, energia, fibra e tudo isso vai se somar para que as pessoas tenham dias melhores”, enfatizou. 

O vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Espírito Santo (Faes), Wesley Mendes, comentou que a produção brasileira agrícola alimenta 1,2 bilhão de pessoas no mundo. Mas ressaltou as dificuldades vividas pelos agricultores. “Nós, agricultores, sabemos o que precisamos fazer para alimentar essas pessoas: o custo do insumo, a dificuldade do transporte, o custo do diesel, a dificuldade de mão de obra para colher o café, a insegurança – que, graças a Deus, com o apoio do governo, o policiamento chegou mais forte. Temos muito a fazer porque não chegamos nem a 50% de nosso potencial”, avaliou Mendes.

Convidados

Além dos convidados que fizeram uso da palavra, compuseram a mesa o superintendente do Ministério da Agricultura, Aureliano Nogueira da Costa; o prefeito e o vice-prefeito de Itarana, Vander Enfermeiro e Professor Ozéas Baldotto, respectivamente; e os vereadores Teodoro Hammer, Clovis Braun, Valdemiro Jonas (Santa Maria de Jetibá); Breno do Salão (Ibiraçu); Carlos Agner (Itarana); Maicon Gomes (Boa Esperança); Pimenta Filho (Venda Nova do Imigrante); além do pastor da Igreja Batista Renovação, de Fundão, Carllan Andréas Almondes.

Mérito agrícola

A Comenda do Mérito Agrícola é conferida aos trabalhadores rurais, produtores, técnicos e pesquisadores voltados para a agricultura no estado. A solenidade de entrega acontece anualmente, próximo ao Dia Nacional do Agricultor, comemorado em 28 de julho. A criação da comenda foi de iniciativa da deputada Janete de Sá, em 2018.

Fonte e foto ales.