Bancada capixaba solicita retomada da construção de casas populares no ES

09-06-2021 – Afolhaonline.com

Em audiência na tarde desta quarta-feira (09) no Ministério do Desenvolvimento Regional, a bancada federal capixaba solicitou a retomada de obras para a construção de casas populares em quatro municípios capixabas: Aracruz, Sooretama, Cariacica e Linhares. Os parlamentares foram recebidos pelo ministro Rogério Marinho.

Segundo o coordenador da bancada capixaba, deputado Da Vitória (Cidadania-ES), cerca de 2 mil unidades estão nesta situação. Os deputados Neucimar Fraga (PSD), Soraya Manato (PSL) e Evair de Melo (PP) também participaram da audiência.

“Apresentamos para o ministro a demanda das casas que estão em construção nas cidades de Aracruz, Linhares, Cariacica e Sooretama. As obras estão perto de serem concluídas e precisam de aporte no orçamento. O ministro Rogério Marinho nos apresentou um planejamento e está trabalhando para que possa atender, dentro do cronograma do Governo Federal, nossa solicitação. A bancada está unida trabalhando para resolver essa demanda junto do governo. Agradecemos muito ao ministro e ao presidente Bolsonaro por ouvir esta demanda dos capixabas”, disse Da Vitória.

A deputada Soraya reforçou que o governo atual já encontrou as obras paralisadas quando assumiu. “O ministro expôs a situação que assumiu o Ministério, com mais de 500 mil unidades em todo o Brasil com obras paradas. Ele nos afirmou que está trabalhando para conseguir contemplar o Espírito Santo”, disse.

O ministro Rogério Marinho explicou que o Ministério trabalha com um planejamento para conseguir retomar as obras. “A bancada do Espírito Santo tem nos ajudado nesse momento de modernização e mudança no Brasil. Tratamos destas obras que estão paralisadas há alguns anos na área da habitação no Estado. As tratativas no ponto de vista formal, jurídico e burocrático estão sendo tomadas. Com o Parlamento, o Governo, trabalhamos para ajustar uma suplementação orçamentária, por meio de um Projeto de Lei para a Comissão Mista de Orçamento, para termos condições de retomadas de ações tão importantes como é a moradia para o brasileiro”, disse o ministro.

Ele confirmou que estará no Espírito Santo nesta sexta-feira (11) com o presidente Jair Bolsonaro para entregar 434 unidades habitacionais no município de São Mateus.