Candidata a deputada federal, Jack Rocha apresenta propostas para o Norte e Noroeste do ES

A atual presidenta do PT do Espírito Santo e candidata a deputada federal, Jack Rocha, esteve em vários municípios do norte e noroeste do Estado desde o início da semana. De acordo com a coordenação de campanha, a petista esteve em Sooretama, Nova Venécia, São Mateus, Conceição da Barra e São Gabriel da Palha. Em cada município, participou de caminhadas pelo comércio e também de reunião com lideranças locais e apoiadores.

Em Sooretama e Nova Venécia, Jack Rocha fez uma caminhada com panfletagem pelo comércio das ruas do centro da cidade e também carreata por bairros. Já em São Mateus, que completou 478 anos nesta quarta-feira, mais agendas importantes como um ‘bandeiraço’ no Mercado Municipal da cidade e também nas ruas e avenidas da região central.

Durante a noite, a candidata se reuniu com lideranças e apoiadores onde falou sobre as dificuldades enfrentadas pelo município. Ela destacou a situação precária da ponte Régis Bittencourt, construída há 68 anos e que passa pela BR-101. “A ponte que passa sobre o Rio Cricaré está em péssimas condições. É necessária uma ação urgente dos órgão federais para que não aconteça uma tragédia.”, destacou. A estrutura construída em 1954 tem 350 metros de comprimento e chegou a ser uma das maiores do Brasil em extensão.

Outra questão apontada por Jack Rocha é a necessidade de autonomia financeira do campus da Ufes na cidade. A unidade abriga 17 cursos de graduação e  de pós graduação. “Atualmente todas as decisões são feitas em Vitória, e São Mateus precisa conquistar essa autonomia por saber melhor da própria necessidade. O campus merece muito mais investimento”.

A situação que não era boa, sofreu ainda mais neste ano, quando quase 9 milhões de reais deixaram de ser repassados pelo governo federal para a Ufes. O orçamento afetado é o discricionário, usado no pagamento de contas como de luz, água e limpeza.

Já no noroeste do Estado, Jack Rocha participou ainda de uma reunião com moradores da comunidade do Bode, em São Gabriel da Palha. Mais de 100 pessoas estiveram presentes e demonstraram apoio à candidatura da petista para a Câmara Federal. No local ela ressaltou as dificuldades enfrentadas pelos trabalhadores e enfatizou a importância da aposentadoria rural. “Em muitas cidades do Espírito Santo, o benefício é a principal renda do comércio local. Precisamos ampliar esses benefícios, olhando para esse povo com mais carinho”.

Bandeiras

Durante a campanha, Jack Rocha tem divulgado as principais bandeiras que defende.

Uma delas é o protagonismo das mulheres na política, onde ressalta números que mostram que 70% dos endividados no país são do sexo feminino. “Temos que construir um Congresso Nacional com mais mulheres engajadas nas agendas feministas, garantindo a superação desse cenário.”

Sobre a comunidade LGBTQIA+, a petista defende a estruturação do Programa de Saúde Integral, além de incentivar a capacitação desse público para o mercado de trabalho.

A presidenta do PT diz ainda que é preciso construir coletivamente um amplo debate sobre a luta da juventude. “Necessitamos efetivar direitos já previstos no Estatuto da Juventude, promovendo investimentos na formação profissional, garantindo acesso à universidade e a promoção de identidades por meio de políticas voltadas à valorização da cultura e criação de Centros de Referência das Juventudes”.

História

Jack Rocha se filiou ao PT em 2004, onde começou a atuar em movimentos pastorais e fez história ao se tornar a primeira mulher negra a presidir o Partido dos Trabalhadores no Espírito Santo.

Com o slogan “Nossa força é a esperança”, a petista foi a 3ª mais votada na corrida pelo Governo do Estado em 2018. Em 2020, ao lado do ex-prefeito de Vitória e ex-deputado João Coser, chegou ao 2º turno na disputa pela prefeitura da capital capixaba. Foto PABLO GONÇALVES