CIN-ES apresenta terceiro melhor índice de crescimento de emissões de certificados de origem

14-10-2020 – Afolhaonline.com

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgou na última semana, o ranking nacional de performance sobre a oferta de serviços de internacionalização pelas Federações das indústrias estaduais. O Centro Internacional de Negócios (CIN), da Findes, apresentou o terceiro melhor índice de crescimento de emissões de Certificados de Origem (COD).

Esse índice é relativo aos meses de janeiro a setembro de 2020, em comparação com o mesmo período de 2019, que houve aumento de 122%, a nível Brasil. Ainda no mês de setembro deste ano, o CIN-ES obteve recorde de emissões de certificados, desde o ano de 2018, quando iniciou a mensuração.

O COD, é um documento de exportação que garante a origem nacional do produto, pré-requisito para reduções ou isenções de impostos de importação em países que o Brasil tem acordos comerciais, como, Mercosul, Israel, Egito, Índia, México e Cuba, tornando os produtos brasileiros mais competitivos no país importador.

Empresas exportadoras de todos os portes, que necessitam de emissão de certificados para a comprovação de origem e redução ou isenção tributárias, podem emitir o Certificado de Origem na Findes.