Deputado Foletto consegue pavimentação da estrada do Aeroporto de Colatina

31-05-2022 – Afolhaonline.com

Desejada há mais de 50 anos, a pavimentação da estrada de acesso ao Córrego Santa Fé está em andamento e a expectativa é que fique pronta até dezembro. O trecho de 4 km que liga a BR-259 ao Aeroporto de Colatina, passando pelo complexo penitenciário, será pavimentado com revsol e também receberá drenagem, além de pista para pedestres.

A obra foi viabilizada durante a gestão do deputado Paulo Foletto (PSB/ES) no período que esteve à frente da Secretaria de Estado de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag). O investimento do Governo do Estado nessa obra é de mais de R$ 3 milhões.

“É uma demanda de muito tempo, desde quando o aeroporto começou a ser construído. A pavimentação melhorará o deslocamento de 400 funcionários e 1500 famílias de detentos que diariamente frequentam o complexo penitenciário composto por 4 presídios, e também beneficiará os produtores rurais e as pessoas que utilizam o aeroporto da Princesa do Norte, explicou Foletto.

Agente da Penitenciária Semiaberta Masculina de Colatina (PSMCOL), Júlio Cesar Balmant mora no bairro Honório Fraga e precisa acessar a estrada oito vezes ao mês durante a sua escala de trabalho. Segundo ele, a obra transformará 100% a trafegabilidade na estrada.

“É um sonho para a gente. Sofremos há muitos anos, porque em época de seca é muita poeira, e em época de chuva, é muito barro. É um trecho muito curto, mas que tem um fluxo alto de veículos por causa do aeroporto, do sistema penitenciário e da comunidade do entorno. Só por conta do presídio, costuma ter um fluxo de 400 veículos por dia na estrada. Então essa obra facilitará o nosso percurso diário e acabará com os inconvenientes”, enfatizou.

A pavimentação já está em andamento e tem previsão para durar oito meses. Além da pavimentação com revsol, será feita drenagem e uma divisão da estrada com pista de rolamento e pista de caminhada – de forma a facilitar o acesso de quem percorre o trecho a pé. 

A obra faz parte do Programa Caminhos do Campo, projeto criado pela Seag com o objetivo de estruturar as estradas rurais capixabas, priorizando as áreas de maior concentração de agricultura familiar.