Desembargador Samuel Meira Brasil Júnior é o novo presidente do TRE-ES

14/12/2019 – O Desembargador Samuel Meira Brasil Júnior tomou posse, na tarde de quarta-feira (11), na Presidência do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo para o biênio 2020/2021. Ele estará à frente da Justiça Eleitoral capixaba nas Eleições Municipais de 2020. Na mesma solenidade, o Desembargador Carlos Simões Fonseca foi empossado como vice-presidente, cargo que vai acumular com o de Corregedor Regional Eleitoral.

Em seu discurso de despedida, o Desembargador Annibal de Rezende Lima manifestou gratidão aos seus pares, aos servidores da administração do TRE-ES, demonstrando sua intensa satisfação na condução dos diversos desafios na Justiça Eleitoral, como por exemplo a realização das Eleições Gerais de 2018, a “mais complexa de toda a nossa história republicana”.

Na sequência, Desembargador Samuel Meira Brasil Júnior prestou o compromisso regimental, assinou o Termo de Posse e tomou assento na cadeira de Presidente do TRE-ES, convidando, em seguida, o Desembargador Carlos Simões Fonseca, para, da mesma forma, tomar assento, como Vice-Presidente e Corregedor, já devidamente empossado.

O discurso de saudação aos novos membros do TRE foi feito pelo Juiz Federal Fernando César Baptista de Mattos, membro titular da Classe dos Juízes Federais, que destacou para os presentes a atuação marcante dos empossados na história da magistratura capixaba.

Com a palavra, já como Presidente empossado, o Desembargador Samuel Meira Brasil Júnior saudou os presentes e reforçou os desafios em conduzir a Justiça Eleitoral em tempos de fake news e de acirramento político em todos os campos, até no familiar. 

O encerramento da cerimônia aconteceu com a apresentação da foto de Desembargador Annibal de Rezende Lima no quadro de ex-presidentes do Tribunal e da recepção de boas-vindas, com troca de flores, pelas esposas dos Desembargadores Annibal e Samuel, Cynthia Pinheiro da Silveira de Rezende Lima e Anna Lara Ferreira Brasil. 

A cerimônia de posse, que foi bastante concorrida, contou com as presenças do secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Sá, representando o Governador do Estado, Renato Casagrande; do presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo, Desembargador Sérgio Gama; do deputado Marcelo Santos, representando a presidência da Assembleia Legislativa do Estado; do Procurador-Geral de Justiça, Eder Pontes da Silva; do secretário-geral da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Espírito Santo (OAB-ES), Marcus Felipe Botelho Pereira, representando a presidência da entidade.

Fonte e foto ter do es.