Dom Wladimir é nomeado Bispo da Diocese de Lorena (SP)

A Nunciatura Apostólica comunicou, na manhã de quarta-feira (13/1), a decisão do Papa Francisco de nomear dom Joaquim Wladimir Lopes Dias como novo bispo da Diocese de Lorena (SP), que está vacante desde a transferência de dom João Inácio Muller, ocorrida em 2019, para a Arquidiocese de Campinas (SP).

Dom Wladimir é o atual bispo da Diocese de Colatina e, por isso, esta nossa divulgação oficial é carregada de emoção. De fato, segundo o ordenamento da Igreja Católica, dom Wladimir passa a ser, a partir de hoje, bispo eleito da Diocese de Lorena e administrador apostólico da Diocese de Colatina.

Dom Wladimir deve deixar Colatina em fevereiro, quando tomará posse em Lorena. Quando a posse ocorrer, o governo da Diocese de Colatina passará para o Colégio de Consultores até que seja eleito o Administrador Diocesano. Até a nomeação de um novo bispo, a sede permanecerá vacante.

O Povo de Deus da Diocese de Colatina hoje lamenta a saída de seu tão querido pastor. Mas, deseja a ele um abençoado pastoreio na Diocese de Lorena.

Dom Wladimir

Dom Joaquim Wladimir Lopes Dias nasceu em 23 de outubro de 1957, em Cafelândia (SP). Fez o ensino básico no Grupo Escolar de Cafelândia e o ensino médio na Escola Estadual Professor José Ranieri, em Bauru (SP). Em 1979, graduou-se em Administração de Empresas, na Faculdade Padre Anchieta, em Jundiaí (SP). A iniciação cristã foi realizada na Paróquia Nossa Senhora do Carmo, em sua terra natal, na Diocese de Lins. Ingressou no Seminário Diocesano de Jundiaí e estudou Teologia no Instituto Pio XI de 1994 a 1997. Após os estudos, foi ordenado diácono em 8 de agosto de 1997, vindo a exercer o ministério diaconal na Paróquia Nossa Senhora do Carmo, em Jundiaí. Foi ordenado sacerdote no dia 12 de dezembro do mesmo ano.