Evair de Melo acompanhou primeiro embarque da Samarco após retomada das atividades

12-01-2021 – Afolhaonline.com

Na manhã de domingo (10) o primeiro navio atracou na Samarco, após cinco anos parado. O feito aconteceu no porto de Ubu, em Anchieta. Com destino à Europa, o navio levará 75 mil pelotas de minério de ferro.

Essa é a primeira operação realizada na empresa desde a volta das atividades que aconteceram no dia 23 de dezembro de 2020. A Samarco, em plena atividade, gerava cerca de 20 mil empregos diretos e indiretos e representava 5% do Produto Interno Bruto (PIB) do Espírito Santo. Com retorno gradual, a estimativa é de que sejam abertos 6 mil postos de trabalho. Isso vai representar 1,7% do PIB capixaba.

Enquanto o navio atracava, foi feita uma ligação para o Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes e para o Ministro de Minas e Energias, Bento Albuquerque.

Tarcísio Gomes de Freitas, comemorou a chegada do navio ao porto de Ubu. “Estamos vivendo um momento histórico que levará mais emprego, renda e desenvolvimento a região, e aos capixabas, tenho convicção que todos da região estão felizes com a retomada das atividades. Uma conquista a ser lembrada e comemorada. Agradeço ao empenho de todos para melhorar o nosso país e podemos esperar mais atividades com a chegada da ferrovia que virá a partir da renovação do contrato de Vitória x Minas que tem como um dos objetivos principais estender até o porto de Ubu, levando mais contribuição a região. Um dia muito feliz, de agradecimento aos envolvidos neste feito”, disse o ministro da Infraestrutura.

O ministro de Minas e Energia, falou da importância da retomada das atividades. “A Samarco lutou muito para que as atividades fossem retomadas, com muita garra superaram os entraves e voltaram, o que irá levar mais desenvolvimento a economia capixaba, gerando emprego e renda. Fico muito feliz em receber essa ligação e saber que a empresa está voltando a caminhar e parabenizo a todos pelo belo trabalho feito”, relatou Bento Albuquerque.

“A Samarco informa que o primeiro embarque do navio, com cerca de 75 mil toneladas de pelotas de minério de ferro, está previsto para ocorrer até o final do dia desta segunda-feira (11), com destino à Europa. A empresa retomou suas operações no dia 23 de dezembro do último ano, com 26% de sua capacidade produtiva total, que representa a produção de cerca de 7-8 milhões de toneladas de minério de ferro por ano (Mtpa)”, declarou a Indústria.

O deputado federal e vice-líder do governo na Câmara, Evair de Melo, participou do momento em que o navio atracou no porto e comemorou em suas redes sociais. “Indescritível a emoção de todos nesse dia de hoje, o carregamento do primeiro navio da Samarco após retomada. Com a chegada de 25 mil toneladas/dia pelo mineroduto, podendo agora com 25% da capacidade chegar a 8 milhões de toneladas/ano. Esse carregamento de pouco mais de 70 mil toneladas de pelotas, é sem dúvida uma das notícias mais esperadas por capixabas, mineiros e por todo o Brasil. A superação de todos tornou isso possível. Na Câmara dos Deputados trabalho pelo Espírito Santo e pelo Brasil, para levar uma economia mais forte e mais emprego para todos”, enfatizou o parlamentar.

Durval Vieira de Freitas falou também do impacto que o feito possui na economia brasileira e capixaba. “Com 28% da capacidade, a Samarco produzirá cerca de 7 Mt/ano, com faturamento de cerca de R$ 4 BI, gerando aproximadamente 2mil empregos e terceiros e mais 3 mil na cadeia. Essa retomada impactará 2% do PIB capixaba”, declarou o dono da DVF Consultoria.

A retomada das atividades da Samarco resulta em pontos positivos. Com a construção prevista da Vale chegando até Anchieta, uma nova zona industrial poderia se formar no município de modo que os produtos passassem a ser escoados pelo Porto de Ubu.