Evair de Melo é o principal nome para reforçar interlocução com a China

20-01-2021 – Afolhaonline.com

O deputado federal Evair de Melo (PP/ES), vice-líder do governo, desponta como principal nome para reforçar a interlocução do Brasil junto à China.

Em meados do ano passado ele já havia articulado o recebimento de aproximadamente 50 milhões de reais em doações de insumos e EPIs (equipamentos de proteção individual) para combate ao COVID-19, vindas do gigante asiático.

Recentemente, articulou com um grupo de autoridades chinesas e brasileiras uma missão humanitária que já viabilizou o envio do equivalente a 1700 cilindros de oxigênio para o Amazonas.

Graças à parceria sólida com o Ibrachina (Instituto Sociocultural Brasil-China) e ao seu trabalho como presidente da Frente Parlamentar Mista de Comércio Exterior (FreComEx), ele vem consolidando sua relação com a embaixada da China.

Presidente do Comitê de Crise do Covid-19 no Congresso, a atuação de Evair foi reconhecida esta semana em nota verbal emitida ao governo do Amazonas e ao Itamaraty pelo ministro conselheiro Qu Yuhui, porta-voz da Embaixada da China.

No documento, o parlamentar é reconhecido pela ‘sintonia’ com os esforços chineses de demonstrar solidariedade aos brasileiros e, neste momento em especial, os amazonenses.

Nesse processo, o deputado continua empenhado na obtenção de doações financeiras, itens e insumos hospitalares junto a empresários sino-brasileiros e representantes do governo daquele país.

Por conta da construção de importantes parcerias firmadas e histórico de moderação no âmbito da diplomacia parlamentar, o deputado capixaba pode ajudar a inaugurar uma nova fase na relação bilateral com o maior parceiro comercial do Brasil.

Ele pode ser peça-chave para destravar o envio de insumos para a produção da vacina contra a Covid-19 no Brasil.

Fonte e foto Deputado Federal Evair de Melo