Genésio Barcelos analisa o cenário político e prevê surpresa na Eleição de 2020 em São Roque do Canaã

11/12/2019 – Há menos de um ano das eleições de 2020, a temperatura aumentou com o lançamento de pré-candidaturas a Prefeito Municipal. Quanto às candidaturas, por hora, existem alguns ensaios, mas não se sabe se são especulações. O próprio Jornal do Vale/ES já divulgou, com o devido consentimento dos envolvidos, mais de meia dúzia de pré-candidatos a Prefeito, a maioria sem indicação de representação partidária.

Eleito Vereador em 2008, com quase 10% dos votos válidos e candidato a prefeito em 2012, faltando 170 votos para ser eleito, Genésio Barcelos, aceitou o convite do Jornal do Vale/ES para falar sobre os rumos da política de São Roque do Canaã na sua visão e na de seus aliados políticos.

Jornal do Vale/ES – Genésio Barcelos, você está filiado a algum partido político?

Genésio Barcelos – Sim, ao PSB, partido do Governador Renato Casagrande.

Jornal do Vale/ES – O PSB de São Roque do Canaã disputará a eleição para Prefeito em 2020?

Genésio Barcelos – Sim. O PSB, em aliança com o PDT e PTB, está construindo um Projeto Político Alternativo para São Roque do Canaã diferente do atual e melhor que aquele implantado no passado. A aliança suprapartidária PSB/PDT/PTB foi consolidada no dia 17 de outubro de 2019 com a presença no nosso Município do Deputado Federal licenciado e Secretário de Estado da Agricultura Paulo Foletto, o qual é o líder regional do PSB.

Jornal do Vale/ES – A aliança PSB/PDT/PTB já tem pré-candidato a Prefeito na eleição de 2020?

Genésio Barcelos – Sim. Temos bons nomes de ambos os sexos, que estão alinhados com as ideias do grupo político e possuem participação ativa na construção do Projeto Político Alternativo para São Roque do Canaã. Inclusive, meu nome estará à disposição para ser apreciado pela aliança suprapartidária.

Jornal do Vale/ES – Considerando que o PSB foi decisivo na campanha do atual Prefeito e que   você foi ex-Secretário de Agricultura, qual a relação do seu grupo político com a atual Administração?

Genésio Barcelos – Nenhuma. O atual Prefeito foi eleito a partir do esforço de muita gente, incluindo lideranças políticas e 48 candidatos a Vereador, que acreditaram e defenderam um novo projeto político, mas tão logo passou a eleição o prefeito eleito ignorou os compromissos com a Comunidade e com o Plano de Governo. Aos poucos o grupo político se afastou da Administração Municipal, e atualmente, temos projetos diferentes, e com certeza, boa parte da atual gestão irá aderir ao Projeto Político Alternativo, pois São Roque merece outros horizontes.

Jornal do Vale /ES – Como você avalia as pré-candidaturas divulgadas até o momento?

Genésio Barcelos – Não pretendo menosprezar ninguém uma vez que todo cidadão sãoroquense tem o direito de almejar sua candidatura a Prefeito, mas o que temos presenciado é um misto de soberba e amadorismo. Afinal, com o fim das coligações e a forma de financiamento da campanha a próxima eleição será diferente de todas as anteriores. Não dá mais para ser “proprietário de um partido” e se lançar sozinho esperando o convite para adesão a outro grupo melhor organizado e se beneficiar dessa estrutura para se eleger.

Jornal do Vale /ES – Quanto ao fim das coligações quais os principais impactos?

Genésio Barcelos – Como historicamente nenhum partido político elegeu sozinho o Prefeito de São Roque do Canaã e cada partido poderá lançar até 14 candidatos a Vereador, sendo pelo menos 5 mulheres, então, cada candidatura a Prefeito terá no mínimo 28 candidatos, sendo 10 mulheres. Admitindo-se a tese de que são os Vereadores que elegem o Prefeito, se a pré-candidatura não for boato parte delas no mínimo representa uma aventura, mostrando claramente a falta de conhecimento do processo político. Considerando hipoteticamente a existência de seis pré-candidaturas se todas elas se confirmarem, será possível haver até 168 candidatos a Vereador, incluindo 70 mulheres. Isso é improvável num município com cerca de 10 mil eleitores.

Tampouco é incoerente a defesa de pré-candidaturas que pregam a segregação social por exclusão de trabalhadores e cidadãos já inseridos na vida política o que deixa dúvidas sobre os reais propósitos desses grupos políticos que no passado forneceram apor-te financeiro a campanhas eleitorais e ajudaram a garantir a governabilidade dos mandatos que delas se originaram.

Jornal do Vale /ES – Quanto à estrutura de campanha o que você tem a dizer do seu grupo político?

Genésio Barcelos – Ainda não está clara a distribuição do fundo partidário, mas o bolo já foi dividido entre os partidos com representação na Câmara Federal e o PSB ficou com 6,92%, o PDT com 3,58% e o PTB com 3,62%. Como a aliança PSB/PDT/PTB possui o Governador e a Vice-Governadora, 3 deputados federais, 4 deputados estaduais, está nítido que além do apoio político podemos ter boa contribuição financeira na campanha. Importa dizer que a composição partidária também interfere no tempo de propaganda, especialmente do rádio. Basta uma análise superficial da composição política de cada pré-candidatura para perceber que a maioria não vai vingar, pois a proposta vencedora não depende só do nome ou só da vontade do pré-candidato.

Jornal do Vale /ES – Qual a sua mensagem final?

Genésio Barcelos – Ainda é cedo para fazer previsão sobre quem sairá vencedor na eleição de 2020, mas posso afirmar que as articulações mal planejadas resultarão no fim político de personalidades conhecidas da vida pública de São Roque do Canaã.